Memória Titulo Memória
História em construção

A Semana Rio Grande da Serra é de reconstrução da história da cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Semana Rio Grande da Serra é de reconstrução da história da cidade, nos dois exemplos de hoje: o da Paróquia São Sebastião, com a preservação da capela histórica; e a única placa de rua com o nome do prefeito José Carlos Carlson, que descobrimos na quarta-feira em retorno à cidade – também existem, pelo menos, duas placas com o nome da Avenida Dom Pedro I. Muito bom. Que novas placas sejam colocadas em pontos estratégicos destas e de outras vias públicas, do Centro e dos bairros.

Liguei para o Dom Cláudio

Depoimento gravado:

Gisela Leonor Saar

Num 21 de abril, feriado nacional, à noite, a capelinha de São Sebastião começou a ser demolida por moradores que queriam mais espaço para a construção da Matriz. A medida nos tomou de surpresa. Chamei o prefeito. Liguei para Dom Cláudio Hummes, bispo diocesano.

– Dom Cláudio, tem gente demolindo a capela.

– O que eu posso fazer?

– O senhor pode chamar a polícia, pelo menos.

(Cá entre nós, eu já havia chamado a polícia).

Liguei para São Paulo. Falei com o pessoal do Patrimônio (Condephaat), com um deles, não lembro qual. Veio um carro de fora. Veio a Igreja e a própria polícia local. E houve a interdição.

Mulheres e crianças que derrubavam a capela foram levadas para a delegacia de polícia, porque os homens, oh, sumiram todos.

* * *

E assim terminamos a Semana Rio Grande da Serra 2014. Como sempre, passou voando. Mas Dra. Gisela tem muito mais a contar do episódio da capela histórica parcialmente demolida. Sendo assim, Memória fará a 2ª Semana Rio Grande da Serra, tão rica quanto esta primeira.

Amanhã temos notícias dos 57 anos do Diário, com uma bela descoberta. Na segunda-feira, a companhia de Guilherme de Almeida. Mas, amigos de Rio Grande da Serra, a série sobre a cidade recomeça na terça-feira. Será um prazer retornar mais vezes até vocês. Até lá.

1929

(A propósito do centenário do São Caetano EC: 1914-2014).

As finais do Campeonato do Interior de 1928 são disputadas em 1929 e o São Caetano torna-se campeão, no seu maior título até então.

Os titulares campeões: Jesus Luccas (Sule), Estanislau Spagnuolo, Manoel Linhan (Chiquitim ou Tchiquitin), Paulo Zanella, Antonio Guerreiro, José Moura, Henrique Lorenzini, João Braido (Paraná), Batista Mantovani, Eduardo Lorenzini e José Fiorotti.

Estes moços aparecem numa foto histórica ao lado do presidente Jacob João Lorenzini, futuramente eleito o primeiro vice-prefeito de São Caetano.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. O Dia das Mães no Brasil e no mundo tem histórias interessantes. O Museu da Lâmpada e a invenção de Tomas Edison vista em detalhes. A importância de Cacilda Becker, uma das maiores atrizes do teatro brasileiro. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. As Copas do Mundo no campo da História – 7. Chegamos à Copa de 1974. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 10 de maio de 1964 – ano 6, nº 313

Manchete – Presidente da República Federal Alemã, Heinrich Luebke, amanhã em São Bernardo, para tratar de auxílio técnico à ETI Lauro Gomes

Homenagem – Prefeito Lauro Gomes recebe diploma de benemérito do Centro de Assistência à Infância, obra do Lions Clube de Santo André.

Imprensa – O sexto aniversário do News Seller: “Para acentuar o aniversário, foi instalada em nossas oficinas uma sirene de grande raio de alcance (cinco mil metros) que a partir de hoje, precisamente às 12h, e diariamente no mesmo horário, será tocada para orientar os andreenses.”

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 10 de maio de 1984 – ano 26, nº 5516

Manchete – Figueiredo (João, presidente da República) já admite a candidatura de consenso

Nacional – Câmara dos Deputados aprova novo Código Civil Brasileiro.

Trabalho – Bens da Coferraz vão a leilão para ex-empregados.

Santo André – Começa Feira da Fraternidade, organizada pela Feasa (Federação das Entidades Assistenciais) na Garagem Municipal.

Editorial – Sebastião Lauriano dos Santos. Perdeu o mundo político de São Caetano um dos seus melhores representantes, desde que o município começou a ter vida própria com a emancipação

EM 10 DE MAIO DE...

1974 – Tem início a 18ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Eldorado, Diadema, incluída no calendário turístico do Estado.

SANTOS DO DIA

- Damião de Molokai

- Blanda

- João D’Avila

HOJE

- Dia da Cozinheira

- Dia da Cavalaria

- Dia do Campo

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

NELSON ROBERTO MAZZUCATTO

(Santo André 26-6-1945 – São Paulo 7-5-2014)

Mazzucatto deixa uma história de vida em vários setores andreenses. Alguns casos: a Câmara Municipal, onde fez brilhante carreira, participando da fundação do atual prédio; na antiga Caixa de Pensões, atual Instituto Municipal de Previdência, onde foi conselheiro, como representante do Legislativo; na área esportiva: presidente do Primeiro de Maio FC, vice-presidente do EC Santo André.

Formou-se em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André e em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo. Trabalhou na Pirelli e na Mercedes-Benz e, por 26 anos, na Câmara de Santo André. Ali se aposentou como diretor financeiro.

Ano passado gravamos, com Mazzucatto, o seu depoimento para o livro sobre os 75 do Instituto de Previdência de Santo André. E destacamos:

1. A história da Previdência Municipal sintetiza a história do funcionalismo: da equipe enxuta do passado para o inchaço da máquina pública. Quando você tem menos pessoas para decidir, as coisas fluem melhor.

2. Com a mudança para o Paço, começa a criação de cargos. Surgem os extranumerários, que não eram nem celetistas nem servidores. Uma situação anômala. Hoje estão todos efetivados.

3. A velha Caixa de Pensões cumpriu seus objetivos. Agora o Instituto busca o seu caminho. Da assistência médica à aposentadoria. É muita gente para atender. Ninguém aguenta.

Nelson Mazzucatto era filho de João Mazzucatto e Maria Michelim Mazzucatto. Deixa a atual esposa, Mirtes Miguel da Silva, e três filhas: Bárbara Cristina, Giuliana e Maria Luiza. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
SANTO ANDRÉ

Maria Helena dos Santos, 70. Natural de Arceburgo (MG). Dia 27. Memorial Jardim Santo André.

Maria Aparecida de Jesus Martins, 67. Dia 3. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Sebastião Roque Aquino Ribeiro, 65. Natural de Itanhandu (MG). Dia 3. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO

Aretusa de Almeida Silva, 39. Natural de São Bernardo. Dia 2. Cem. de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Rita Vidal Peres Lopes, 84. Natural da Espanha. Dia 16. Cemitério das Lágrimas.

DIADEMA

Henrique Pinheiro, 67. Natural de São Paulo (SP). Dia 1º. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Djanira dos Santos Justiniano, 67. Natural do Estado de Alagoas. Dia 3. Cemitério de Vila Formosa, Capital.

RIBEIRÃO PIRES

Antonio Ramos, 70. Natural de Presidente Prudente (SP). Dia 4. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;