Política Titulo São Caetano
Câmara vota abono a educadores sob pressão

Paço mantém valores e texto será analisado hoje, enquanto a categoria decide se entra em greve

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
29/04/2014 | 07:02
Compartilhar notícia


Em meio à ameaça de greve dos servidores públicos da Educação de São Caetano, a Câmara vota hoje projeto do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) que visa conceder abono aos funcionários do setor. A categoria marcou para a tarde de hoje a assembleia que definirá se os funcionários vão cruzar os braços ou não. O encontro ocorrerá praticamente ao mesmo tempo em que os vereadores apreciarão a proposta.

O texto do projeto foi lido na semana passada no Legislativo, quando cerca de 200 servidores pararam o trânsito na Avenida Goiás para criticar os valores oferecidos pelo Executivo e cobrar aumento na gratificação. O abono proposto pelo Palácio da Cerâmica é semelhante ao oferecido no ano passado. O Paço não atendeu às reivindicações e manteve os números de 2013.

Se aprovado, o adicional será pago em dez parcelas, que variam entre R$ 100 e R$ 1.000, de acordo com o número de horas/aulas e o cargo. Os valores foram subdivididos em duas fases: março a julho e de agosto a dezembro.

O montante, no entanto, não agradou aos servidores, que reivindicam reajuste das gratificações e exigem que o Paço incorpore os valores aos vencimentos dos educadores, como o prefeito já havia prometido.

Líder do governo no Legislativo, Jorge Salgado (Pros) rechaçou a possibilidade de modificar a proposta e minimizou os manifestos realizados pela categoria – também se reuniram no dia 25 para sacramentar estado de greve. “Nós temos cerca de 4.000 funcionários que trabalham na Secretaria de Educação. Todos são considerados educadores, mas, se for analisar direito, tem gente (que participou dos protestos) que faz parte de setores administrativos.”

O abono é proposto apenas a professores da Educação Infantil e Fundamental, coordenadores, diretores e assistentes de direção. “Eu acho louvável reivindicar, mas precisamos aprovar o que já foi oferecido. Nós não podemos deixar uma classe inteira por conta de alguns”, analisou Salgado.

DIVISÃO
Outro fator que agita ainda mais as negociações com os servidores é a desarmonia entre a categoria e o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Caetano), que avalizou a proposta do prefeito. Presidente do sindicato, Miguel Parente Dias não atendeu aos contatos da equipe do Diário.

O abono será votado em dois turnos, sendo um deles em caráter extraordinário, que será convocado logo após o término da sessão. A Casa também apreciará proposta que formaliza a Atividade Delegada no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;