Política Titulo Rotina
Grana diz que mutirão vai se tornar prática no governo

Prefeito de Sto.André aprova medida e colocará comissionados nas ruas com frequência

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/04/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), sustentou que tornará prática em seu governo a realização de mutirões para divulgar as ações da Prefeitura, colocando periodicamente os funcionários comissionados nas ruas para falar sobre obras e atividades. O petista avalizou a medida efetivada no sábado que reuniu cerca de 500 servidores de livre nomeação. Os indicados fizeram entrega de jornais institucionais. Foram 80 mil exemplares distribuídos na cidade. “Foi extremamente positivo o trabalho. A ideia é fazer isso com frequência.”

Grana ponderou, contudo, que a estratégia, por enquanto, não foi sacramentada dentro do Paço. “Não há definição sobre essa questão”, disse o prefeito. Uma das possibilidades é que a distribuição seja semestral. Segundo ele, a atuação serviu como forma de prestação de contas da administração, o que seria complicado em outro modelo. “É a relação com a base. Trago esse ensinamento (pela militância no sindicalismo). Dessa maneira conseguimos sentir a pulsação da população, promover essa aproximação, com diálogo direto”, alegou.

O petista não participou do primeiro mutirão, justificando compromisso político. Grana compareceu no mesmo horário da atividade petista em encontro regional do PRB, encabeçado pelo ex-deputado federal Celso Russomanno. “É uma liderança importante no Estado. Correligionário do vereador (Bispo) Ronaldo de Castro, que integra a base de sustentação. Por isso, não pude contribuir”, sinalizou ele, ao sugerir que vai ajudar na distribuição de jornais nas próximas edições do ato.

O secretário de Relações Institucionais do Paço, Tiago Nogueira (PT), argumentou que os servidores sofreram “bastante cobrança”, principalmente nas áreas de Saúde e Educação. Segundo o articulador do governo, o feedback foi importante para saber pontos a serem priorizados. “Teve muito pedido por manutenção, melhorias no sistema de Saúde, mas em geral fomos bem recebidos”, citou o secretário, ao dar destaque ao número de pessoas atingidas. “Só no Guaraciaba, entregamos 1.400 jornais em apenas um dia.”

A proposta teve como alvo principal a tentativa de melhorar a imagem da gestão junto ao eleitorado. A panfletagem foi dividida em 50 equipes, espalhadas em centros comerciais, parques e regiões de porta em porta. Os jornais estamparam a reforma do Parque Celso Daniel, a organização de evento no Paço para a Copa do Mundo, entre outros projetos. “Essa conversa dá a noção de um todo. Mostra para quem mora na Vila Luzita a passarela que fizemos na Avenida Prestes Maia, a construção do Cesa (Centro Educacional de Santo André) no Parque Andreense”, elencou Grana.

O material também tinha o foco de convidar a população para participar do OP (Orçamento Participativo), que será reinaugurado neste ano, proposta ligada a governos petistas que ficou paralisada por cinco anos. Para Grana, as demandas colocadas durante o mutirão inicial já podem ser inseridas na lista do programa, chefiado pelo secretário de Planejamento e Orçamento Participativo, Alberto Alves de Souza (PT), que encabeçou o trabalho de rua realizado pelos comissionados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;