Política Titulo São Bernardo
Secretária adjunta de
Educação pede demissão

Quinze dias após Cleuza virar ré em ação penal,
Rosemeire Nascimento alega falta de afinidade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/04/2014 | 07:14
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Secretária adjunta de Educação de São Bernardo, Rosemeire de Oliveira Nascimento pediu ontem demissão do governo alegando falta de afinidade com o Paço. A solicitação de exoneração aconteceu 15 dias depois que a titular de Educação, Cleuza Repulho (PT), virou ré em ação penal movida pelo Ministério Público por envolvimento em fraudes de licitações para compra de mochilas e tênis à rede pública em 2009.

A demissão foi requisitada ontem pela manhã, segundo fontes da Pasta de Educação. A portaria do desligamento da funcionária deve ser publicada apenas na semana que vem, pois o jornal Notícias do Município, que veicula atos oficiais do Paço, já havia sido editado.

Rose Nascimento é filiada ao PT de Ribeirão Pires e trabalhava no governo de Luiz Marinho (PT) como secretária adjunta da Educação desde 8 de fevereiro de 2013, no segundo mandato do petista. Chegou à Pasta quando estava em curso investigação do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do MP, sobre irregularidades em duas licitações de 2009 e seus recorrentes contratos (renovados em 2010, 2011 e 2012).

Alguns servidores da Secretaria de Educação comentaram que Rose vinha reclamando de pressão sofrida na gestão Marinho. Mas nunca detalhou quais eram esses incômodos. Em janeiro, ficou interinamente à frente do departamento para cobrir férias de Cleuza Repulho – antes de o Gaeco ABC pedir abertura de ação penal contra Cleuza e solicitar prisão preventiva da petista (requerimento negado pela Justiça).

Ela atuou em secretarias de administrações petistas de Ribeirão Pires (de Maria Inês Soares), em Cubatão (de Márcia Rosa) e Suzano (de Marcelo Cândido). Nestas cidades, se voltou ao serviço de Planejamento e montagem de Orçamento. Em Suzano, ficou à frente da Pasta de Educação interinamente e, mesmo em curto período, firmou licitação que posteriormente a transformaria em ré por improbidade administrativa.

Juntamente com o hoje ex-prefeito Marcelo Cândido, Rose Nascimento foi investigada pelo MP, que ingressou com ação civil pública pela contratação sem licitação da empresa Edacom Tecnologia em Sistema de Informação Ltda. A terceirizada ficou responsável por fornecer material pedagógico da marca Lego à rede de ensino de Suzano e cobrou R$ 1,8 milhão. A admissão sem concorrência pública fere a lei federal 8.666.

A petista de Ribeirão Pires e Marcelo Cândido – além de mais um ex-secretário municipal e proprietários da Edacom – tiveram os bens bloqueados. O MP pede a devolução do R$ 1,8 milhão aos cofres públicos.

O Diário não localizou Rose Nascimento para comentar sua saída do Paço de São Bernardo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;