Política Titulo Orçamento Participativo
Após ouvir crianças, Grana inclui internautas

Paço de Santo André coletará demandas pela internet antes de definir prioridades do Orçamento de 2015

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
25/04/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


Depois de incluir os alunos do sistema educacional de Santo André nos debates do OP (Orçamento Participativo), o prefeito Carlos Grana (PT) vai acatar sugestões dos internautas antes de elaborar a peça Orçamentária para os anos de 2015 e 2016. Além das tradicionais plenárias presenciais, a Prefeitura vai abrir, por meio do portal do Paço (www.santoandre.sp.gov.br), um canal para coletar as sugestões dos andreenses.

No mês passado, foram realizadas reuniões regionais com 35 mil alunos, entre 2 e 10 anos, das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) para o mapeamento das prioridades. A partir do dia 6, a administração fará plenárias por região, em que serão coletadas 40 propostas para as zonas divididas e 20 para o município. O OP Digital inicia no dia 8, quando munícipes poderão registrar a distância suas contribuições ao debate sobre o Orçamento.

Antes de enviar a solicitação, será necessário realizar um cadastro, a fim de que todos tenham uma resposta, por e-mail, sobre a demanda sugerida. No dia 9 de junho, quando as plenárias presenciais e on-line já estiverem sido encerradas, os internautas poderão votar nas demandas regionais apresentadas durante um mês.

Segundo o chefe do Executivo, a iniciativa foi idealizada para viabilizar a participação de jovens nas plenárias. A atuação de alunos do município já tinha sido registrada em 2013, na elaboração do PPA (Plano Prurianual) Participativo 2014-2018.

“Nós realizamos o PPA e sentimos a falta da opinião dos jovens. E a juventude que foi às ruas no ano passado para se manifestar, se organizou na internet, por meio das redes sociais”, ressaltou o petista, que anunciou o novo dispositivo ontem, em entrevista coletiva concedida em seu gabinete, acompanhado dos secretários de Orçamento e Planejamento Participativo, Alberto Alves de Souza, e de Comunicação, Leandro Laranjeira.

Para separar as demandas recebidas pela internet por setor, uma equipe de moderadores fará a filtragem das sugestões. “Hoje, 86% da população de Santo André possuem internet em casa. Este é o momento para o OP avançar e para ampliarmos a participação no Orçamento municipal”, salientou Grana.

O prefeito também criticou a paralisação do Orçamento Participativo na gestão do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB, 2009-2012). “Não houve participação da população nem para a discussão do Orçamento nem para nenhuma outra decisão do governo”, disse.

ORÇAMENTO
A LOA (Lei Orçamentária Anual) prevê as prioridades do Orçamento e estabelece diretrizes para as despesas da administração. A peça orçamentária tem de ser aprovada pela Câmara até o fim do ano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;