Política Titulo Gestão Pública
Caputo diz que região teria de indicar mais secretários

Novo titular de Gestão Pública do Estado avalia que Grande ABC poderia ter outros dois nomes no governo, além dele e Auricchio

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/04/2014 | 07:04
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Nomeado e empossado na sexta-feira como secretário de Gestão Pública do Estado, Waldemir Caputo, ex-presidente do PPS de São Bernardo, defendeu a indicação de ao menos mais dois nomes do Grande ABC para o primeiro escalão do Palácio dos Bandeirantes. Para o popular-socialista, a força econômica da região a credencia a ter mais representantes em quadros de destaque no governo paulista.

“O Grande ABC tem peso considerável no PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo. E olha que o Estado tem um PIB equivalente ao da Espanha”, comparou o novo titular de Gestão Pública, substituto de Davi Zaia (PPS), que deixou a Pasta para concorrer a cadeira de deputado estadual.

Depois de sete anos sem indicar nomes ao primeiro escalão estadual, a região emplacou duas figuras no secretariado do governador Geraldo Alckmin (PSDB): além de Caputo, o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) está na equipe, chefiando a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado. Antes deles, o último a comandar Pasta estadual foi Fernando Longo, ex-secretário de São Bernardo.

Com carreira profissional ligada a instituições bancárias e seguradoras, Caputo afirmou que sua missão será dar continuidade ao trabalho de Zaia. Ele enalteceu, por exemplo, a ampliação de número de postos do Poupatempo no Grande ABC – serão inauguradas no segundo semestre as unidades de Santo André (no Atrium Shopping, na Vila Homero Thon), Diadema (na Central de Atendimento, no Centro) e Mauá (na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, no Centro).

Disse também que vai trabalhar em conjunto com Admir Ferro (PSDB), ex-vereador de São Bernardo e hoje diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado), responsável pelo gerenciamento do Poupatempo.

“A primeira coisa é dar sequência ao que vem dando certo. O Poupatempo é grande marca do governo do Geraldo Alckmin. Já conversei com o Davi para ter diretrizes de trabalho”, disse Caputo, que revelou ainda ter intenção de adotar modelos do setor privado para dar celeridade à máquina pública estadual. “O objetivo é inovar.”

Caputo foi presidente do diretório do PPS de São Bernardo entre 1993 e 1996, e se tornou aliado da família Manente. Foi responsável pela filiação do então vereador Otávio Manente (morto em 2011) na legenda e abriu espaço para carreira política do deputado estadual Alex Manente (PPS). Pela articulação de Alex, ele foi indicado pela bancada do partido na Assembleia Legislativa como substituto de Davi Zaia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;