Política Titulo Santo André
Lula fecha calendário simbólico de eventos festivos de Santo André

Prefeito Carlos Grana acerta agenda com ex-presidente, que receberá título de cidadão no dia 30

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/04/2014 | 07:20
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/23.09.2012/DGABC


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dirigente de honra do PT, encerrará de maneira simbólica o calendário de atividades do aniversário de 461 anos de Santo André. Afilhado político do cacique petista, o prefeito Carlos Grana (PT) acertou diretamente a agenda ontem para que o mentor receba título de cidadão honorário do município no dia 30, última data de festejos. A cúpula do governo local organiza o evento comemorativo nas dependências do Teatro Municipal, às 19h.

A Câmara aprovou em 2011, por unanimidade, o projeto que concede a homenagem, de autoria do então vereador Tiago Nogueira (PT), hoje secretário de Relações Institucionais do Paço. Refutando agenda eleitoral, Grana sinalizou que procurava marcar esse ato na cidade para prestigiar a imagem do ex-presidente, o que se encaixou nas festividades. “É gentileza à figura que é considerada como uma das maiores lideranças mundiais. Título em forma de gratidão a ele, que tem história ímpar em Santo André e região.”

O evento não está incluído no calendário oficial de aniversário da cidade, evitando conotação político-partidária do encontro, porém, Grana tem se entusiasmado “dada importância do desembarque de Lula”. “Ele finaliza (festejos) com chave de ouro. Gentileza do presidente que mais fez pelo País, conhecido internacionalmente”, concluiu, acrescentando que a agenda não servirá de palanque aos pré-candidatos petistas ao governo do Estado, Alexandre Padilha, e ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

A princípio, a entrega do título estava agendada para fevereiro de 2012, às vésperas da campanha municipal, que tinha Grana postulante pela primeira vez a cargo eletivo majoritário. Entretanto, a cerimônia foi adiada devido às sessões de radioterapia as quais Lula foi submetido para tratar um câncer de laringe, diagnosticado no ano anterior. Com a ausência, o ex-presidente compareceu em duas oportunidades em Santo André – uma vez em cada turno – para dar apoio ao pupilo, também atrelado ao sindicalismo.

Criador da homenagem, Tiago Nogueira destacou investimentos concretizados no município, “rendendo justiça” ao tributo. “Lula é filho de Garanhuns (PE), mas a luta dele se deu na região, principalmente na militância pelos trabalhadores e pela redemocratização”, disse o parlamentar licenciado. “(No comando) Concretizou a implantação da UFABC (Universidade Federal do ABC), duplicação do Polo Petroquímico, implementou projetos habitacionais (Minha Casa, Minha Vida) e sociais. Demos um salto.”

POMPA

A cerimônia deve reunir vereadores, deputados, prefeitos e até ministros do governo federal, que têm ligação com o Grande ABC. Por conta dessa projeção, o evento está estipulado para ocorrer no começo da noite, fora do horário de expediente. A organização articula montar exposição de fotos com a biografia de Lula, contando sua ascensão política.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;