Cena Política Titulo Cena Política
Povo na forca

Os vereadores do Grande ABC acordaram e agora declaram guerra aos Executivos. Mas

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/04/2014 | 07:23
Compartilhar notícia


Os vereadores do Grande ABC acordaram e agora declaram guerra aos Executivos. Mas não pense você, munícipe e eleitor, pagador de seus impostos, que a rebeldia é para beneficiar sua rua, seu bairro ou sua cidade. A pirraça visa o poder, o comando dos Legislativos. Grupos de parlamentares têm se reunido para vencer as eleições internas que decidirão no fim do ano os presidentes e secretários das mesas diretoras. Eles farão frente aos blocos dos vereadores aliados dos prefeitos, que querem alguém de sua confiança na cabeça das Câmaras. Essa situação já se faz presente em ao menos três cidades da região: Santo André, São Caetano e Mauá. A conquista do Legislativo por grupos que não são tão ligados aos chefes de Executivo mostra certa força independente. Caso contrário, as Casas de Leis ficam sob a tutela dos Paços, como ocorre, por exemplo, em São Bernardo. Mas também não significa que o cidadão, que é representado pelos vereadores, será contemplado com projetos mais bem elaborados ou ações que, de fato, vão mudar sua via. Enquanto vossas excelências puxam as gravatas uns dos outros, é o povo que se enforca.

Bate-rebate
Primeiro suplente do PSDB de São Bernardo, Júnior Moreira diz que não quer pegar a cadeira de Hiroyuki Minami (foto) no tapetão, como o parlamentar afirma. Moreira acha estranho o vereador hoje se colocar a favor da auditoria na obra do prédio da Câmara, sendo que ele não votou pela contratação de empresa para fazer o trabalho um ano atrás.

Corintiano – 1
Andrés Sanchez esteve ontem na sessão de Diadema para falar com os vereadores. O ex-presidente do Timão e atual responsável pela obra da Arena Corinthians foi recepcionado pelo comandante do Legislativo, Maninho (PT), e por integrantes da torcida Estopim da Fiel. Andrés será candidato a deputado federal pelo PT.

Corintiano – 2
Andrés, porém, teve de debater com o vereador Atevaldo Leitão, do PSDB e diretor do Sindicato da Construção Civil de São Paulo, que criticou as empreiteiras e as mortes nas obras da Arena Corinthians. O corintiano disse que não há que se falar em responsabilidade do clube nos acidentes e que as críticas sobre esses episódios são infundadas.

Chegou tarde
Ex-prefeito de Diadema e pré-candidato a deputado federal, Mário Reali (foto) tenta aproximação com o ex-vereador Zé do Norte, pai do parlamentar Josa Queiroz (PT). Mas o grupo dos petistas diademenses já está fechado com Helcio Silva, que deixou recentemente o cargo de vice-prefeito de Mauá para assumir cadeira no Congresso – tentará a reeleição.

A conferir
Não haverá sessão na Câmara de Santo André na terça-feira, quando a cidade completa 461 anos de história. Vereadores e funcionários da Câmara emendarão a segunda-feira. Plenária só na quinta-feira. Ou seja, excepcionalmente uma sessão durante toda a semana, como alguns cogitaram um tempo atrás. Será que o rendimento dos parlamentares será dobrado?
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;