Política Titulo Desinstalação
Detran manda gestão Marinho tirar giroflex

Departamento foi acionado após carro de secretário de S.Bernardo ser visto com luminoso irregular

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/04/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Reprodução Facebook Rádio Bandeirantes


A Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Bernardo, vinculada ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), solicitou ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT) a retirada de giroflex nos carros oficiais, sob risco de multa. O veículo cedido ao secretário de Segurança Urbana da cidade, Benedito Mariano, foi flagrado utilizando irregularmente o equipamento para fugir do trânsito na Via Anchieta no mês passado.

Diretor da 73ª Ciretran do município, Luiz Fernando Dias informou que a instituição não tinha ciência do uso do aparelho luminoso em desconformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além de pedir a desinstalação do giroflex, o departamento encaminhou à Polícia Militar que realizasse fiscalização em todos os automóveis da Prefeitura.

Segundo o artigo 230 do CTB, em seu inciso 12º, conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido por lei é uma infração grave, com multa a ser aplicada. Como medida administrativa, o carro pode ser retido para sua regularização. Apenas automóveis que prestam serviços de emergência, como viaturas de resgate, têm permissão de uso de giroflex.

Autor de dois ofícios sobre a irregularidade, o oposicionista Julinho Fuzari (PPS) afirmou que tratou do tema diretamente com Benedito Mariano na quarta-feira, quando o secretário foi à Câmara para detalhar projeto do CIM (Centro Integrado de Monitoramento) de São Bernardo, que será inaugurado hoje pela manhã. “Ele me disse que não utiliza mais o giroflex, que não orienta seu motorista a fazer isso e até tinha afastado o servidor”, comentou o popular-socialista, que notificou também o Paço sobre o caso.

O automóvel oficial da Secretaria de Segurança Urbana foi flagrado pelo munícipe Dirceu Rosa do Amaral com o acessório ligado em pleno horário de pico na Via Anchieta. “Ele vinha a 120 km/h, 140 km/h. Estava todo mundo naquela fila enorme e vem um, que é do poder público, que deveria dar o exemplo e não dá”, declarou Dirceu à Rádio Bandeirantes.

O motorista que presta serviços a Benedito Mariano comentou à Rádio Bandeirantes que o secretário orienta a utilizar o equipamento, principalmente quando acessam o corredor de trólebus. À reportagem, Mariano negou a conduta e afirmou não saber se o funcionário fazia uso do giroflex após deixá-lo em sua residência em Osasco, na Grande São Paulo. Mas ressaltou não ver problemas em seu automóvel possuir a sirene, já que trabalha na área de Segurança Pública.

Mariano não foi localizado para comentar a solicitação da Ciretran.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;