Economia Titulo Pequenas indústrias
APL de ferramentaria tem apoio para se cadastrar em sistema do Inovar-Auto

Governo passará a realizar fiscalização, com
aplicação de multas, dentro de sete meses

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/03/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, que apoia o APL de ferramentaria (fabricantes de moldes e ferramentas) do Grande ABC, está ajudando as empresas do ramo a se cadastrarem no sistema de acompanhamento do Inovar-Auto.

“Isso vai ajudar a garantir a sobrevivência de muitas indústrias”, diz o secretário Jefferson da Conceição. “Por enquanto (e nos próximos sete meses) não há a aplicação de multas, a partir daí, elas poderão ser multadas se não houver o cadastramento correto”, cita.

O Inovar-Auto, programa destinado a garantir que seja dada redução tributária para fabricantes que provarem ter conteúdo local (peças nacionais) em seus veículos e o sistema de acompanhamento é documento direcionado a montadoras e fornecedores. Desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a iniciativa descreve o passo a passo das indústrias automotivas para gerenciar informações de compras de componentes que vão entrar na linha de montagem dos carros.

O cadastro das autopeças é efetuado pelas montadoras, que devem enviar convite aos fornecedores com os quais fazem transações comerciais, para que estes saibam como incluir suas informações de vendas. No entanto, se as pequenas companhias não receberem esse convite, devem cobrar as automobilísticas.

BIRÔ - O APL e a Prefeitura de São Bernardo discutem com o MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) para que a Pasta do governo entre com os recursos que faltam para viabilizar o birô de ferramentaria, orçado atualmente em R$ 12 milhões. Esse projeto é considerado estratégico para impulsionar encomendas de projetos de moldes e ferramentas, para atender companhias em todo o Brasil. Até agora, o projeto já obteve sinal verde do Ministério de Desenvolvimento para receber R$ 3,5 milhões. Conceição espera que deva sair o aporte adicional, a fundo perdido, do MCT, no segundo semestre deste ano.

LABORATÓRIO - O secretário deve se reunir, em breve, com o ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, para discutir a viabilização de outro projeto: o do laboratório de crash test (testes de impacto dos carros) na região.

Segundo ele, entidade do setor automotivo (o nome não foi divulgado) manifestou interesse em direcionar recursos para esse projeto, desde que possa contabilizar como recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;