Política Titulo São Bernardo
Ministro e secretário
cometem infrações

Arthur Chioro estaciona em vaga para deficiente
e Benedito Mariano põe giroflex em S.Bernardo

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
20/03/2014 | 06:29
Compartilhar notícia
Da AE


 Duas figuras políticas de São Bernardo utilizaram de maneira ilegal os carros oficiais dos setores os quais são responsáveis. O secretário do governo Luiz Marinho (PT), Benedito Mariano (Segurança Urbana), e o ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT), foram flagrados desrespeitando as leis de trânsito. Em ambos os casos, os chefes das Pastas negaram a responsabilidade pelas infrações.

O veículo oficial do chefe da Segurança Urbana são-bernardense foi fotografado em alta velocidade e com giroflex ligado. Em Brasília, ontem, o carro de Chioro foi flagrado estacionado em vaga reservada a deficientes no Congresso.

Responsável pela Secretaria de Saúde de São Bernardo até janeiro deste ano, Chioro foi à Câmara dos Deputados participar de audiência pública sobre o Programa Mais Médicos. O hoje ministro teria chegado às 11h para a atividade na Comissão de Fiscalização e Controle, mas às 17h – horário do flagrante – o veículo ainda estava por lá. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde reconheceu o erro, mas negou que o petista estivesse dentro do carro enquanto ocupava a vaga preferencial. O motorista, no entanto, foi advertido.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar irregularmente em vaga reservada a idosos e pessoas com deficiência configura infração grave e é passível de multa, além de o carro ser apreendido.

GIROFLEX
Já o veículo de Benedito Mariano estava na Rodovia Anchieta em pleno horário de pico quando foi fotografado pelo munícipe Dirceu Rosa do Amaral. A utilização do giroflex é permitida apenas a veículos que prestam serviços de emergência, como viaturas de resgate.
“Ele vinha a 120 km/h, 140 km/h. Estava todo mundo naquela fila enorme e vem um, que é do poder público, que deveria dar o exemplo e não dá”, disse Dirceu, à Rádio Bandeirantes.

O Diário não localizou o secretário para comentar o assunto. À Bandeirantes, Mariano disse não ter “esse tipo de conduta” e que não sabe se o motorista, que o deixou em casa, em Osasco, na ocasião, liga o equipamento depois que ele deixa o veículo. O secretário, no entanto, informou não ver problemas em utilizar giroflex em casos de emergência, já que trabalha na área da Segurança Pública.

O motorista que estava no comando do veículo no momento da ocorrência disse à rádio que o secretário dá ordens para acionar a sirene quando acessam o corredor de trólebus.
Líder da oposição na Câmara, o vereador Julinho Fuzari (PPS) garantiu que vai levar o ocorrido com o secretário de Marinho ao Ministério Público caso a Prefeitura não justifique a infração. “Não é de hoje que a postura do governo como um todo não tem respeitado as leis. Vamos protocolar requerimento pedindo explicações”, salientou o parlamentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;