Política Titulo Irregularidades
Vereador Índio é o oitavo a assinar CPI dos Uniformes

Parlamentar de São Bernardo apoia apuração de irregularidades na compra de kits escolares

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
19/03/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O vereador governista José Alves da Silva, o Índio (PR), assinou ontem a CPI dos Uniformes. Agora são oito rubricas ao documento, que visa apurar irregularidades na aquisição de kits escolares em São Bernardo, com desvio de ao menos R$ 3 milhões, conforme investigação do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A apuração constatou a participação de funcionários públicos no esquema.

Índio foi o primeiro integrante da bancada de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT) a assinar o documento. Protocolado ano passado, o pedido de apuração não havia ultrapassado as sete assinaturas, todas de vereadores da oposição.

Para ser levado à votação em plenário, o requerimento solicitando abertura de CPI precisa receber dez apoios – com aval de Índio, restam agora mais duas assinaturas. Segundo autor do pedido de investigação, Julinho Fuzari (PPS), as dez rubricas garantem instalação da comissão.

Índio afirmou que não pretende mudar de lado na Câmara, mas ressaltou a necessidade de acompanhamento de suspeita de irregularidade. “Temos de apurar esse caso. Muitas vezes não sabemos o que acontece na nossa casa”, disse o parlamentar.

Ele relatou que vinha sendo questionado por munícipes sobre a adesão à CPI. “Ando pela cidade e as pessoas me cobravam. Recebia e-mails abordando essa situação.”

Julinho elogiou a postura de Índio. “Para nós, que somos da oposição, é mais fácil estarmos empenhados nesta ação. Mas ele (Índio), por ser da base governista, demonstrou que está a serviço da população”, discorreu Julinho.

Presidente do diretório municipal do PPS, Marcelo Lima avaliou que a atitude de Índio servirá de exemplo para outros vereadores. “Ele está abrindo a porta para muitos aderirem à CPI.”

POR CONTA PRÓPRIA

Único oposicionista a não assinar a CPI dos Uniformes, Hiroyuki Minami (PSDB) reiterou que não vai avalizar o documento. “Não é que eu não assino a CPI. Não assino aquele (pedido). Pela forma que está colocado, aquilo é um requerimento de informação. Numa averiguação, você vai investigar fatos concretos”, justificou Minami.

O tucano preparou outra solicitação de investigação sobre a fraude na aquisição de vestimentas escolares na gestão Marinho, mas não soube informar se havia alguma adesão. “Acredito que todos os vereadores que assinaram a outra (solicitação) assinarão esta”. Nem mesmo ele havia rubricado o texto. “O PSDB assinará”, garantiu.

Minami comentou que já conversou com integrantes das bancadas governistas e de oposição, principalmente o G-12 (grupo de vereadores que se intitulam independentes). O tucano afirmou que seu pedido concentrará esforços nas licitações para compra de tênis e mochilas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;