Economia Titulo Veículos
Juros para compra de carro caem
Pedro Souza
Diário do Grande ABC
09/08/2012 | 07:26
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Os juros dos financiamentos de veículos estão menores em relação ao ano passado. De janeiro ao fim de julho, os seis maiores bancos que atendem os consumidores apresentaram queda de 19% na média de custo efetivo por este tipo de crédito.

Os bancos controlados pelas montadoras seguiram o mesmo caminho para não perder espaço no mercado. Especialistas em empréstimos para aquisição de veículos, essas empresas diminuíram em 10% a taxa média de juros na comparação entre o início do ano e o fim de julho.

Segundo informações do BC (Banco Central), a taxa média que o HSBC, Santander, Bradesco, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil cobravam na primeira semana de janeiro era de 1,85% ao mês. A descida deixou o custo médio dos financiamentos das instituições em 1,49% ao mês entre os dias 19 e 25 de julho.

Já no caso das instituições das montadoras - Banco GM, BMW financeira, Banco Mercedes-Benz, Banco PSAFinance Brasil, Banco Toyota do Brasil, Banco Volvo Brasil, Banco Fiat, Banco Volkswagen, Banco Honda e Banco Yamaha Motor, o decréscimo no mesmo período foi de 1,64% ao mês para 1,48%. No entanto, a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) garante, em publicação de seu último balanço, que os juros em junho chegaram a 1,3%. O saldo da carteira de financiamentos e leasing dos bancos de montadoras alcançou, no fim do semestre, R$ 202,7 bilhões, alta de 4,3% sobre o mesmo período de 2011.

AVALIAÇÃO

O especialista em setor automotivo e diretor da ADK Consultoria, Paulo Roberto Garbossa, orientou que o consumidor, antes de financiar um veículo, deve analisar todos os custos, como juros e gastos para manter o carro. "A grosso modo, ele vai gastar o valor da prestação mais 60% dos custos para usar o carro."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;