Cultura & Lazer Titulo Teatro
Melodrama cômico

Grupo pernambucano apresenta no Sesc Sto.André peça
inspirada no clássico texto 'A Emparedada da Rua Nova'

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/08/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


A Trupe Ensaia Aqui e Acolá vem direto do Recife para Santo André no fim de semana. Eles apresentam no Sesc, pelo projeto Palco Giratório, a montagem 'O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas'.

Baseado no livro 'A Emparedada da Rua Nova', do escritor pernambucano Carneiro Vilela (1846-1913), o espetáculo soma ao estudo de circo-teatro o caráter folhetinesco e dramático da obra, que conta a história de Clotilde, moça emparedada viva pelo pai como castigo por engravidar.

No palco, o texto ganha novos contornos. O drama dá espaço para o riso. A base da adaptação partiu dos estudos do doutor em teatro Marco Camarotti, cujo um dos livros tratava da marginalização do circo-teatro. "Camarotti conta em seus estudos que conheceu o teatro no circo. Ele dizia que o encantava a possibilidade de rir bastante com os números dos palhaços, ficar tenso com as acrobacias e chorar bastante de emoção. Queríamos algo assim para a adaptação", conta Jorge de Paula, diretor, cenógrafo e ator da peça.

"A tônica do espetáculo é a comédia, mas há pinceladas dramáticas que quase chegam à tragédia", completa.

Estudioso do teatro marginalizado, Camarotti serve de apoio para três montagens do grupo, uma sobre teatro infantojuvenil, esta sobre circo-teatro e uma futura sobre teatro folclórico.

"No caso do circo-teatro a sua preocupação é a memória perdida dos trabalhos feitos nesse gênero. A tradição dessa linguagem é oral, muitos artistas são analfabetos e estão velhos, morrendo. Entrevistamos alguns deles e aconteceu casos de perdê-los. Um morreu de AVC uma semana depois do contato. Outro, sofreu um acidente e morreu também", conta Jorge.

Para tornar tudo muito mais leve alguns elementos foram modificados durante a transposição do livro (de mais de 500 páginas) para o palco. O maniqueísmo foi potencializado, o horror do emparedamento foi deixado de lado. "Levamos para o melodrama, o amor é o causo maior. Clotilde não engravida na peça e os dois lutam para superar o preconceito do pai dela e do primo, seu prometido em casamento."

Compondo o Palco Giratório, do Sesc, a trupe já passou por cidades de todas as regiões do País. "Espetáculos e pessoas são modificados nesse processo. Caminhando, pensávamos como seria levar para fora de Pernambuco uma história tão localizada, mas descobrimos que a forma e o assunto têm alcance muito maior do que imaginávamos", diz o diretor.

O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas - Teatro. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Sábado, às 20h e dom., às 19h. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;