Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Todo fruto nasce em árvore?

Usado para fazer sucos, vitaminas e sobremesas, tem a importante missão de proteger as sementes

Caroline Ropero
02/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Grande parte dos frutos nasce em árvores (laranja, limão, maçã, entre outros). Mas há também aqueles que crescem em plantas rasteiras, como morango, melancia, e em vegetais da família das bromélias, caso do abacaxi.

O fruto se desenvolve a partir do ovário (órgão feminino) da flor e serve para proteger as sementes. Quando fica maduro, cai no solo ou é carregado por animais, vento ou água, podendo originar nova planta. É o caso da jaca, manga, ameixa e outros. Já a melancia vem de erva trepadeira da família do melão, pepino, abóbora e abobrinha.

Há espécies chamadas de pseudofrutos (ou falso fruto), como o caju. A parte que comemos é, na realidade, o caule da árvore que se modificou durante muitos anos de evolução. Assim, a castanha é o fruto. 

O mesmo ocorre com o morango. A porção vermelha (que comemos) é a união de muitos ovários de uma flor, que cresceram e a formaram. Parece estranho, mas o fruto está nos pontinhos pretos.

A maçã e a pera são semelhantes. A parte que ingerimos chama-se receptáculo floral. Formou-se por meio do caule da planta e sofreu modificações ao longo dos tempos. O verdadeiro fruto é o miolo, em que estão as sementes.

FRUTO OU FRUTA? - Fruto (no masculino) é o nome usado pelos especialistas para definir o que popularmente chamamos de fruta. Tornou-se costume usar a palavra no feminino para denominar vegetais com os quais fazemos vitamina, suco ou sobremesa. Apesar de o tomate ser fruto, as pessoas costumam chamá-lo de hortaliça, pois está na salada.

Existe plantação feita sem sementes

A banana que compramos no mercado é diferente da silvestre, encontrada na natureza. Depois que começou a ser cultivada pelo homem, sofreu transformações ao longo do tempo e perdeu as sementes. Os pontinhos pretos, que vemos dentro da fruta, não conseguem mais se desenvolver. Por isso, não podem gerar novo vegetal.

Hoje, para cultivar a bananeira, é preciso retirar pedaço do caule de uma planta adulta (parece pequeno galho) e enterrá-lo na terra. Então, ele cria raízes, se fixa no solo para conseguir nutrientes e começa a crescer.

O abacaxi também sofreu mudanças por causa da ação do homem. Foram feitos experimentos com espécies e modificações genéticas para que a fruta não tivesse semente e ficasse mais saborosa. Agora, não se reproduz mais naturalmente. Tem de cortar a coroa (parte de cima com as folhas), limpá-la e colocá-la em terra fértil.

Saiba Mais

Todo fruto é ligado à planta principal por meio de um órgão chamado pendúculo, que sai do caule.

O pendúculo da jaca é bastante forte para suportar seu peso. Só perde a força quando o fruto amadurece.

Murilo Cardoso, 10 anos, de Santo André, acredita que poucos frutos nasçam de plantas rasteiras. “A melancia não conseguiria ficar pendurada na árvore porque é muito pesada.” O menino adora suco, principalmente de limão e laranja. Quando ouviu dizer que tomate também é fruto, ficou curioso para aprender mais. “Comemos na salada. Pensei que fosse como a alface.”

Consultoria de Keigo Minami, professor do Departamento de Produção Vegetal da USP, e Rafaela Campostrini Forzza, pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;