Economia Titulo Concessionárias
Sindicatos obtêm decisão para abrir lojas por dois domingos

Determinação judicial faz com que Caoa e Mais Distribuidora
fechem portas duas vezes por mês

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
27/02/2014 | 07:30
Compartilhar notícia


Representantes de trabalhadores e das empresas concessionárias de veículos obtiveram vitória na Justiça, nesta semana, em julgamento do TST (Tribunal Superior do Trabalho) referente a dois processos, um deles movido pelo grupo Hyundai Caoa, e outro pela Mais Distribuidora de Veículos – esta última é dona de 27 revendas autorizadas de marcas Fiat, Renault, Ford, Nissan e Hyundai.

As duas ações eram contra cláusulas estabelecidas em convenção coletiva da categoria, assinada pelo Sincodiv-SP (Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos no Estado de São Paulo) e sindicatos dos empregados no comércio de Guarulhos e de Santo André e região, com participação da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), que fixavam condições para o trabalho só em dois domingos por mês.

Os grupos de concessionários pretendiam ter reconhecidos o direito à convocação do trabalho e abertura de seus estabelecimentos todos os domingos. Os dois processos já tinham sido julgados improcedentes pelo TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo), mas as empresas ingressaram com recursos ordinários.

Segundo o Sincodiv-SP, com as novas decisões, em que o TST julgou improcendete o recurso, sem analisar o mérito, a instância suprema da Justiça Trabalhista reconheceu a regularidade, legitimidade e eficácia das normas coletivas firmadas entre as categorias abrangidas, baseadas nas legislações federais e municipais vigentes, bem como no princípio democrático da votação por maioria expressiva de participantes em assembleias sindicais regularmente convocadas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;