Política Titulo Articulação
Grana tenta repartir com Alckmin obra de mobilidade

Petista busca audiência com o tucano para tratativas sobre alteamento da Avenida dos Estados

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/02/2014 | 07:42
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Apostando em tirar do papel antiga obra de mobilidade urbana, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), se reunirá nos próximos dias com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tendo como alvo desenrolar o alteamento da Avenida dos Estados, na região do bairro Santa Terezinha. “Tentaremos (fazer) parceria (para viabilizar intervenção) na Avenida dos Estados”, cravou o petista, sem dar detalhes da localização e do projeto viário intermunicipal, que seque guardado sob sigilo no prédio do Paço.

O Diário teve acesso ao estudo que visa melhorias na fluidez do tráfego. O custo da obra varia de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões. A proposta, de visibilidade, seria repartir os gastos e os louros da execução da via, que liga a Capital paulista às cidades do Grande ABC e considerada um dos principais gargalos da região. Conforme estimativa, circulam pela Prestes Maia, avenida que corta o local, cerca de 49 mil veículos ao dia. Esse é o segundo projeto viário vislumbrado pela gestão Grana. O primeiro trata-se de concluir o elevado Antônio Adib Chammas.

A proposta consta no plano de governo do petista, divulgado durante a campanha eleitoral de 2012. No programa, o texto diz construir viaduto (continuidade do elevado Castelo Branco, ao lado do Tersa – Terminal Rodoviário de Santo André) sobre a Avenida dos Estados para facilitar o acesso do Segundo Subdistrito à Via Anchieta. Também era parte das promessas da administração Aidan Ravin (PSB), que não vingou. Agora, a ideia é diferente, com projeto executivo pronto.

O plano visa fazer elevação da própria Avenida dos Estados, desenvolvendo pista expressa e passando por cima dos semáforos do trevo local, sem paralisação do trânsito. Segundo o estudo levantado na Prefeitura, essa nova proposta sairia mais barata para os cofres públicos, pois não arcaria com desapropriações do espaço, que seriam necessárias caso fosse levado para frente a ideia de dar continuidade ao viaduto Castelo Branco, sobre o Rio Tamanduateí e terminando na Alameda Martins Fontes.

A concepção é evitar confrontar o congestionamento da Prestes Maia com o da Avenida dos Estados. No período de reforma, as intervenções seriam em algumas pistas, deixando outras para tráfego, sem interditar a via. A matéria já foi apresentada para o secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido (PSDB), há uma semana. Desta vez, o objetivo passa por convencer o governador da importância do projeto.

DEMANDAS
Grana colocará na pauta de demandas para Alckmin a implantação da Rede Lucy Montoro, no Hospital Mário Covas, e do Centro de Referência do Idoso, dentro do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). “Esses dois anúncios têm de ser acelerados”, frisou o petista, ao acrescentar que abordará também a possibilidade de liberação de recursos para o pronto socorro municipal.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;