Política Titulo Perspectiva
PDT dá sinais de candidatura única apenas de Montemor

Encontro regional da legenda sugeriu apoio ao ex-deputado federal e três a estadual

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


Em encontro regional ontem, na Câmara de São Bernardo, o PDT sinalizou pela candidatura única apenas de Edinho Montemor a deputado federal na eleição de outubro. À Assembleia Legislativa, o partido indicou trabalhar por três nomes: dos vereadores Cincinato Freire, de Mauá, e Cosmo do Gás, de Santo André, e da suplente Lúcia Nicolatti, de Diadema.

A reunião para tratar sobre as diretrizes para o Grande ABC aglutinou lideranças como o presidente nacional e ex-ministro Carlos Lupi, os pré-candidatos Major Olímpio, ao governo do Estado, e Carlos Apolinário, ao Senado, além de parlamentares e do prefeito Luiz Marinho (PT). No âmbito nacional, o PDT, que possui o comando do Ministério do Trabalho e Emprego, com Manuel Dias, vai aderir a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição.

Montemor afirmou que o planejamento está sendo firmado dentro “tarefa de reconstrução”. Segundo o ex-deputado, que assumiu vaga no Congresso em duas oportunidades, “esse direcionamento vai contribuir para o fortalecimento da sigla”, que sofreu baixas com o surgimento do Solidariedade e Pros. Sargento Lobo (Santo André), Cidão do Sindicato (São Caetano), Ricardo Yoshio (Diadema) e Severino do MSTU (Mauá) deixaram as fileiras pedetistas. A região não tem representação de deputado pelo PDT.

A candidatura própria com Olímpio na sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi defendida pela militância pedetista. “Tem pesquisa que mostra o PDT em quinto lugar numa condição crescente de ser consolidar como alternativa”, disse Montemor. O secretário de Trabalho de Santo André, Cícero Martinha, alegou que o voo solo ao Palácio dos Bandeirantes daria força valiosa para a legenda no pleito, mas não descartou eventual aliança. “Enquanto não define tudo é possível”, frisou. Olímpio é cotado como vice de outros partidos.

REGIONAL
O ex-deputado será a aposta da cúpula pedetista apesar de sua derrota no páreo para vereador em 2012. Montemor obteve 2.270 votos, insuficientes para elegê-lo ao Legislativo. A legenda tenta resgatar o histórico do político, que se mantém como presidente de honra do São Bernardo Futebol Clube. As demais pré-candidaturas passam por análise de conjuntura local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;