Política Titulo Sem oposição
Pinheiro acredita na parceria com Eder Xavier

Prefeito de S.Caetano não crê que o vereador migre para a oposição, após deixar Pasta de Esporte

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
22/02/2014 | 07:49
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), afirmou que não acredita que o vereador Eder Xavier (PCdoB), ex-secretário de Esporte, fará oposição ao governo no seu retorno ao Legislativo, na terça-feira. “Cada um tem seu jeito de ser. Não creio que ele será oposicionista. Conversei o dia todo com ele ontem (quinta-feira), das 10h até as 23h. Tudo foi acertado e a saída foi tranquila”, alegou o peemedebista.

Na carta de exoneração, entregue na quinta-feira, o comunista disse que tentaria emplacar CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Esporte. A intenção é fazer varredura nos repasses da Pasta para os clubes da cidade, responsáveis pelo pagamento dos atletas – o sistema é questionado pelo antigo secretário, que assumiu o posto em novembro.

Eder pediu demissão após série de protestos dos esportistas do município. Ele paralisou o pagamento dos salários de professores, técnicos e professores conveniados, entre eles, o ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012.

O ex-secretário não foi encontrado pela equipe do Diário, mas pessoas próximas ao vereador afirmaram que ele não será oposição ao governo, pois sua saída foi pacífica e de comum acordo com a administração.

O pedido para instauração da CPI não deve ser bem recebido pelos parlamentares. Durante seu período como comandante do Esporte, Eder não poupou críticas aos colegas de Parlamento. Na sessão de terça-feira, eles endossaram o coro dos atletas solicitando a demissão do comunista.

ALIANÇA
Pinheiro reiterou que o PCdoB continua como aliado da administração – a parceria começou na eleição municipal de 2012. Porém, a retomada de espaço no primeiro escalão ainda não foi conversada. “O partido sempre foi nosso parceiro e continuará sendo. Não foi discutido espaço no secretariado ainda”, desconversou o prefeito.

Além de Eder, Elda Martinez Xavier (PMDB), irmã do comunista, foi exonerada da Pasta de Obras e Habitação no mês passado, durante a primeira reforma feita pelo chefe do Executivo.

Na manhã de ontem, o comandante do Palácio da Cerâmica realizou novas mudanças. Roberto Martins saiu da Ouvidoria e foi para a chefia de gabinete, cargo que era ocupado por Walter Figueira Júnior, transferido para o Esporte.

A Secretaria da Fazenda será comandada pela servidora de carreira Rosana Escanho, que substitui a Merle Marlene Trassi, empossada como assessora técnico-financeira do Paço. “A Merle sempre foi muito responsável. A gente queria gastar mais e ela segurando (o dinheiro). Sempre nos passou confiança e segurança”, destacou Pinheiro.

O prefeito deixou claro que mais mudanças podem ocorrer nas próximas semanas. “Estou observando o trabalho de todos. Se tiver problema, eu vou lá e troco”, sentenciou o peemedebista.

Em posse, Figueira pede apoio da associação de pais

O novo secretário de Esporte na cidade, Walter Figueira Júnior, afirmou ontem, após a posse, que deseja fortificar a associação de pais de atletas. “Espero contar com eles. O nosso setor é questão de integração e precisamos de todos eles para melhorar e fortalecer nosso ambiente de trabalho.”

Figueira foi diretor municipal de Esporte e Turismo entre 2001 e 2004, na gestão do prefeito Luiz Olinto Tortorello (morto em 2004). “Precisamos resgatar o valor do esporte através das atividades comunitárias. Os protestos desta semana cobraram não só os salários, mas atenção da municipalidade”, considerou.

Pinheiro teceu diversos elogios ao novo comandante do departamento. “Ele foi diretor na época em que São Caetano foi a capital brasileira do esporte amador. É um técnico que vai me dar suporte nessa área”, ressaltou o prefeito.

O comandante do Esporte recordou do trabalho feito na gestão de Tortorello. “(Na época) Saímos da estaca zero e houve desenvolvimento técnico. A atual administração tem formado importantes parcerias com o governo federal, que vão me ajudar bastante”, comparou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;