Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Gustavo Acosta expõe obras na Caixa Cultural a partir deste fim de semana

Espaço do Silêncio é primeira individual relevante do cubano na Capital e vai até abril

Luís Felipe Soares
20/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Caixa Cultural, em São Paulo, abre no fim de semana a exposição Gustavo Acosta: Espaço do Silêncio, com obras assinadas pelo artista plástico cubano Gustavo Acosta. Com entrada franca para todo o público, a mostra terá início no sábado, às 11h. A visitação segue até dia 20 de abril.

Esta é a primeira individual relevante do autor na Capital. O também cubano Rodolfo de Athayde é o responsável pela curadoria dos 30 trabalhos a serem espalhados pela galeria Humberto Betetto, no segundo pavimento do centro cultural. Os dois participarão de visita guiada pela atração no dia da abertura, a partir das 12h.

O talento de Acosta reflete em desenhos e pinturas que retratam de maneira um tanto quanto poética diferentes paisagens urbanas, entre elas conjuntos habitacionais, ruas, aeroportos e tetos de prédios. Cenários de Havana, em Cuba, e Miami, nos Estados Unidos, serviram de inspiração para as telas.

Sua observação do cotidiano contemporâneo busca colocar em pauta reflexões em torno do poder das cidades sobre as pessoas. Questionamentos em torno da solidão e do abandono também marcam sua carreira.

Acosta é integrante de uma fase artística cubana conhecida como Geração dos Oitenta, que estourou nos anos 1980 graças a uma busca por outros padrões estéticos. Nomes como José Bedia, Humberto Castro e Abdel Hernández também fazem parte da lista.

Gustavo Acosta: Espaço do Silêncio – Exposição. A partir de sábado, às 11h. Na Caixa Cultural – Praça da Sé, 111, São Paulo. Tel.: 3321-4400. Terça a domingo, das 9h às 19h. Grátis. Até 20 de abril. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;