Política Titulo Diadema
MP pressiona Maninho a regularizar controladoria interna da Câmara

Presidente do Legislativo de Diadema é orientado a nomear servidor de carreira para função

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
13/02/2014 | 07:53
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 O Ministério Público orientou o presidente da Câmara de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), a regularizar a função de controlador interno do Legislativo, nomeando um servidor de carreira para ocupar o posto. O cargo é atualmente atribuído de maneira apadrinhada ao ex-vereador João Pedro Merenda (PPS), que ocupa o papel de secretário de Finanças da Casa.

O controlador tem a função de acompanhar e inspecionar os sistemas administrativo, contábil, financeiro, patrimonial e operacional da Câmara, respondendo também pela elaboração do Orçamento do Legislativo.

De acordo com o ofício encaminhado pelo MP em dezembro, Maninho tem até o dia 10 de março para oficializar a mudança. Para isso, ele tem de nomear para a ocupar o posto Júlio César Neves Juncioni, primeiro colocado para o cargo de controlador interno no concurso realizado pela Câmara em 2011. A homologação dos aprovados no certame que ofereceu 39 vagas para o Legislativo foi publicada no Diário Oficial do Estado,em 9 de fevereiro de 2012.

O concurso ficou marcado pelo polêmico episódio de aprovação de pessoa que sequer tinha nascido na época da realização da prova. Até o momento, 20 aprovados foram chamados.

A nomeação de todos os aprovados no processo seletivo deveria ter ocorrido até o começo da semana, mas a mesa diretora prorrogou o prazo por mais dois anos. “Faremos o chamamento (dos aprovados) dentro da necessidade da Câmara, de maneira responsável”, disse Maninho, alegando precaução com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

 

AÇÃO JUDICIAL

Após período de indefinição, a bancada petista do Legislativo diademense promete protocolar hoje ação civil pública contra o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em até 17%. Outra ação do mesmo tipo deve ser protocolada por uma entidade de classe ligada ao partido.

As tentativas de barrar a majoração do tributo são planejadas desde 20 de janeiro, quando petistas e entidades realizaram protesto pelas ruas do Centro.

Na semana passada, outro ato de repúdio ao reajuste do IPTU foi realizado na Câmara, posteriormente seguindo pela região central. O prefeito Lauro Michels (PV) já declarou que não vai revogar a lei ao alegar que a maioria das residências recebeu apenas a correção inflacionária, em torno de 7%.

 

Zé do Bloco assume posto de vice-líder do governo na Casa

O vereador José Hudsomar Rodrigues Jardim, o Zé do Bloco (PV), foi escolhido para ser o vice-líder do governo na Câmara de Diadema. A definição ocorreu ontem após reunião entre o prefeito Lauro Michels (PV), o atual líder do Paço, José Dourado (PSDB), e os quatro representantes do PV na Casa.

“Como havia a necessidade de indicar um nome para a vice-liderança nada mais natural que um parlamentar do partido do prefeito”, justificou Zé Dourado.

Os parlamentares Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho (PV), e Cida Ferreira (PMDB) estavam cotados para o posto, mas a possibilidade de disputarem assento de deputado estadual e federal, respectivamente, levou Lauro a buscar outro nome.

No Grande ABC, a única cidade que já contava com vice-líder era São Bernardo, posto ocupado pelo Bispo João Batista (PTB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;