Política Titulo Desvio
Oposição tem dia decisivo para instalar CPI

Julinho Fuzari, de São Bernardo, precisa de quatro assinaturas para abrir investigação sobre uniformes

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
12/02/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


Arquitetada pela oposição desde o ano passado, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Uniformes terá novo capítulo hoje. O vereador Julinho Fuzari (PPS) já conseguiu seis assinaturas para protocolar o pedido de investigação sobre a compra superfaturada de kits escolares em São Bernardo, que resultou no desvio de R$ 3 milhões, de acordo com conclusão do Ministério Público.

Desde segunda-feira o popular-socialista tem procurado os demais opositores ao prefeito, Luiz Marinho (PT), para assinarem o documento. Os primeiros a aderir foram Marcelo Lima (PPS) e Juarez Tudo Azul (PSDB), que se recusaram a colaborar na primeira vez que Julinho tentou emplacar a CPI, em março do ano passado.

Osvaldo Camargo, Manuel Pereira Martins (ambos do PPS) e Pery Cartola (Solidariedade) também rubricaram. “Amanhã (hoje) vou procurar o (vereador pelo PPS Estevão) Camolesi e o (parlamentar tucano Hiroyuki) Minami”, disse Julinho.

Mesmo com a adesão de todos os oposicionistas, ele precisará de mais duas assinaturas para alcançar as dez necessárias para iniciar a averiguação.

Ciente da dificuldade em convencer os integrantes da ala governista a apoiarem sua iniciativa, o popular-socialista criticou o almoço entre Marinho e seus aliados realizado ontem.

“É no mínimo suspeito que, na véspera de uma sessão importante como essa, o prefeito almoce com seus apoiadores. Vamos ver qual será a postura dos vereadores diante de tamanha irregularidade, comprovada pela Justiça”, disse Julinho.

Segundo ele, o objetivo da CPI agora é analisar a participação de funcionários públicos no esquema, que durou de 2010 a 2012. “Temos de aprofundar o caso. Não podemos ficar assistindo a mais um escândalo protagonizado por esse governo.”

A investigação está sob responsabilidade do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), ligado ao MP.

Até agora, a apuração mostrou que materiais foram adquiridos com preços acima do mercado. As fornecedoras foram as empresas G8 e Capricórnio S/A, investigadas por conluio e formação de cartel. Em três anos de contrato, as duas empresas receberam R$ 72,9 milhões do governo Marinho.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;