Política Titulo Licitação
Câmara organiza esquema antiprotesto

Munícipes serão cadastrados e capacidade de 234 cadeiras será respeitada com rigor

Gustavo Pinchiaro
12/02/2014 | 07:47
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


 A Câmara de Mauá se preparou para evitar eventuais transtornos durante a audiência pública marcada para hoje, às 10h, que explicará a licitação para operação das linhas de ônibus municipais. Todas as pessoas que comparecerem ao evento vão ter de fornecer nome, endereço e número de documento antes de adentrarem ao plenário, que não poderá ter a capacidade de 234 cadeiras extrapolada. A ação é uma garantia de controle caso haja depredações. A plenária será conduzida pelo secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT).

“A audiência vai respeitar o alvará dado pelos bombeiros, de que o plenário suporta 234 pessoas. O procedimento todo será da Prefeitura, o evento é deles, eles apenas solicitaram o espaço para a gente. Toda manifestação pacífica é bem-vinda, vandalismo não será tolerado, pois temos que preservar a integridade do local e das pessoas”, disse o presidente da Casa, Paulo Suares (PT).

A precaução deve-se à importância que o tema transporte coletivo tem ganhado para a população e para o governo Donisete Braga (PT). O setor passava por insegurança jurídica, por disputas entre empresas que participaram da licitação das 43 linhas de ônibus lançada ainda em 2007. A Prefeitura rompeu o contrato com as concessionárias do sistema – Leblon e Viação Cidade de Mauá – por suspeita de fraude na bilhetagem eletrônica. Até que o novo certame seja concluído, a Suzantur tende a operar 100% dos itinerários em caráter emergencial.

O assunto também tem pautado a discussão entre vereadores e populares presentes na Câmara. Na primeira sessão do ano, por exemplo, alguns vereadores ficaram no plenário além do expediente debatendo as decisões do Executivo sobre transporte coletivo.

Esse será o primeiro passo do governo para renovação do sistema de transporte coletivo. Classificando o processo de emblemático, Donisete promete garantir na licitação que as empresas vencedoras da concessão invistam na qualidade do serviço. Os dois pontos adiantados pelo petista são a obrigatoriedade de criar mecanismos de integração do ônibus com as estações da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a construção de abrigos nas paradas.

 

SEM NOVIDADE

A segunda sessão do ano, realizada ontem, foi uma reprodução do primeiro encontro de trabalho dos vereadores em 2014. Novamente a ordem do dia foi englobada e apreciada em votação única. A prática ocorre pela falta de projetos polêmicos – só nomeação de rua e requerimento de informação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;