Política Titulo Diadema
Área para Fábrica de Cultura é aprovada

Câmara de Diadema avaliza concessão de terreno após protesto contra aumento do IPTU

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
07/02/2014 | 07:52
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Na primeira sessão após o recesso, a Câmara de Diadema aprovou a concessão de área de 6.400 metros quadrados, localizada no Centro, para a instalação da Fábrica de Cultura no município. Apresentada em regime de urgência, a propositura foi avalizada de forma definitiva após a realização de sessão extraordinária.

A votação da propositura foi agilizada porque em breve será lançado o edital para construção do prédio que abrigará o projeto, que terá aporte de R$ 16 milhões do governo do Estado, responsável também por equipamentos e custeio do espaço.
Com a doação do terreno, há um prazo de cinco anos para a execução do empreendimento, que ficará situado numa área nobre da cidade.

Diadema será o primeiro município do Grande ABC a contar com o equipamento, e também a primeira fora a Capital. A instalação da unidade teve articulação do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), aliado político do prefeito Lauro Michels (PV).

O programa Fábrica de Cultura oferece ações direcionadas a jovens de 8 a 21 anos, moradores de áreas de vulnerabilidade social. No espaço são oferecidas aulas de música, artes cênicas, artes visuais, multimídia e literatura. Criado em 2004, o programa tem convênio com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

MANIFESTAÇÃO
Articulado pela oposição, o protesto contra o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) – de até 17% – levou 200 manifestantes ao Legislativo, a maioria ligada diretamente ao PT.

Com gritos de repúdio ao governo Lauro, os manifestantes criticaram a majoração no tributo municipal, considerada abusiva. Durante o ato foi distribuída uma carta aberta à população, assinada por várias entidades ligadas ao PT. O mesmo panfleto foi fornecido pelos parlamentares petistas durante o fim de semana.

Após o protesto na Câmara, os manifestantes foram para a rua, caminhando até a Praça Castelo Branco, no Centro. Mas, desta vez, o número de ativistas foi reduzido a cerca de 50 pessoas que, apesar da diminuição numérica, seguiram entoando críticas à gestão Lauro.

Paço aplica correção da inflação na taxa de água e esgoto

Os vereadores de Diadema foram surpreendidos, ontem, com o decreto assinado pelo prefeito Lauro Michels, que aplicou a correção inflacionária na taxa municipal de água e esgoto.

O reajuste vale para todas as categorias atendidas pela Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema), que inclui residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e áreas de interesse social.

Assinado em 26 de dezembro, o ato do verde foi criticada pela oposição. “O reajuste não parece anormal, mas o prefeito declarou publicamente que a tarifa não seria reajustada pelo menos nos próximos cinco anos”, disse o parlamentar Josa Queiroz (PT).

Líder do governo, José Dourado (PSDB) minimizou a reclamação. “Esse reajuste ocorre todo ano (por força de lei), não há nada de anormal nisso, até porque foi a correção da inflação.”

A partir da semana que vem, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assumirá a gestão da água e esgoto no município. O contrato será assinado dia 12.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;