Política Titulo Atrasadas
Lauro Michels projeta entregar creches atrasadas no segundo semestre

Prefeito de Diadema avalia que, desse modo, unidades atenderão nova listagem de crianças

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/02/2014 | 07:28
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


As quatro creches de Diadema previstas para serem concluídas até o fim do ano passado estarão à disposição da população apenas no segundo semestre. Esse é a avaliação do prefeito, Lauro Michels (PV), ao comentar a demora na conclusão dos equipamentos, distribuídos em bairros distintos, e que ao serem concluídos vão oferecer 658 vagas para crianças de zero a 3 anos.

“Não adianta entregar (as unidades) no meio do primeiro semestre porque não dá para incluir as crianças. Mas, no segundo semestre, quando houver o período de inscrição (dos alunos), a creche é entregue para as crianças usufruírem”, disse Lauro.

Três das quatro creches começaram a ser construídas ainda na gestão do ex-prefeito Mário Reali (PT) e contam com recursos do governo federal: Betel (Centro), Sagrado Coração de Jesus (núcleo Gazuza) e Naval.

Na unidade Betel serão oferecidas 128 vagas, distribuídas em seis salas, espaço multiuso e sala de recreação. A creche Naval vai abrigar 180 crianças, distribuídas em seis salas e dez berçários. Localizada no Jardim Inamar, a creche Ilhéus contará com 200 vagas. Já a unidade Sagrado Coração de Jesus vai abrigar 150 crianças.

Diadema possui deficit de 6.767 vagas em creche. A administração municipal firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para unificar lista de espera e iniciar planejamento para reduzir a alta demanda.

Para minimizar a busca por vagas, a Prefeitura manterá em 2014 o convênio com as creches conveniadas. O repasse será de R$ 10,5 milhões, para as nove entidades que terão contrato com a gestão Lauro, mas ainda não há número de crianças que serão atendidas nesses locais.

A partir deste ano, os alunos de 4 e 5 anos serão transferidos para as Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil). A mudança segue determinação da lei 12.796, que ajustou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Com a alteração, a partir de 2016 todas as crianças nessa faixa etária devem estar matriculadas na Educação Básica.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;