Cultura & Lazer Titulo Improviso
Palco do teatro vira
campo de futebol

Com técnica de improviso, Jogando no
Quintal se apresenta hoje, em São Caetano

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
25/01/2014 | 08:42
Compartilhar notícia
Divulgação


Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o tema do espetáculo de improviso Jogando no Quintal não poderia ser mais adequado. Palhaços-atletas entram em campo como se a peça fosse realmente uma partida de futebol, com direito a hino, bandeira, placar e juiz.

Com 11 anos e visto por mais de 250 mil pessoas, a ideia surgiu realmente em um quintal, na casa de César Gouvêa, diretor da peça, ao lado de Marcio Ballas. Aos poucos, atores foram se unindo à dupla e o espetáculo, que antes tinha uma plateia de 20 pessoas, começou a crescer.

 “Quando começamos, não tínhamos referência alguma de improviso e posso dizer hoje que todos os grupos do gênero surgiram a partir do Jogando no Quintal”, diz Gouvêa.

Os times que farão do Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, um campo de futebol entram em cena sempre dispostos a serem desafiados pelo público. Só que para isso precisam estar munidos de criatividade e serem abertos generosamente ao outro, já que nunca há um roteiro para ser seguido.

 “Todos os atores entram em cena sem saber o que vai acontecer, dispostos a entrar na berlinda e a rir de si mesmos a toda hora. Se cairmos no piloto automático e perdermos o frio na barriga, é hora de deixarmos a peça de lado”, conta Gouvêa, que também é um dos 16 atores do espetáculo.

Pela característica do improviso, um espetáculo nunca é igual ao outro, o que abre espaço para que seja assistido mais de uma vez. “Estamos também sempre criando jogos novos e renovando os já existentes. É impossível ter uma rotina com a gente.”

Com uma peça fundamental para as apresentações, além de sugerir temas para os jogos, os espectadores podem também fazer parte do espetáculo. A função do ‘placarzeiro’, por exemplo, é marcar os pontos conquistados em cada partida. A cada rodada, os times disputam o voto dos torcedores camuflados em forma de plateia. Ganha quem for mais fiel ao tema e mais engraçado também.

Jogando no Quintal. Teatro. Hoje, às 21h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria, São Caetano. Tel.: 4222 1010. Ingresso: R$ 50 e R$ 25 (com flyer promocional).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;