Política Titulo IGUALDADE
Exemplo de tirar o trânsito

Donisete Braga compara projeto de marginal da Barão de Mauá à Lions, em São Bernardo

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
04/08/2012 | 07:35
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Candidato governista à sucessão do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), o deputado estadual Donisete Braga (PT) vistoriou ontem à tarde o terreno reservado pela Prefeitura para receber a marginal da Avenida Barão de Mauá. O projeto visa desafogar o trânsito na região (entre os jardins Zaíra e Feital) em até 50%, e foi inscrito no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A expectativa da Prefeitura é a de que o governo federal invista cerca de R$ 40 milhões.

Empolgado com a possibilidade de concretizar a obra em seu governo (se eleito em outubro), Donisete fez comparação que ultrapassou as fronteiras mauaenses. "Guardadas as devidas proporções, funcionará como a Nova Lions, em São Bernardo. É uma alternativa extraordinária para destravar a cidade."

A via são-bernardense ficou em obras por 25 meses. Inaugurada em maio, a Nova Lions ganhou três faixas de rolamento em cada sentido e custou R$ 39 milhões aos cofres da Prefeitura comandada por Luiz Marinho (PT).

O candidato ao Paço de Mauá vislumbra priorizar o corredor de ônibus, oferecendo mais comodidade aos usuários do transporte público. Pelo projeto, a marginal da Barão de Mauá desembocará na Avenida Castelo Branco, no Jardim Zaíra, cuja via expressa também é projetada pelo governo petista.

"É uma obra estruturante fundamental para Mauá", classificou Donisete, durante a vistoria ao lado do seu candidato a vice, o ex-secretário de Obras Hélcio Silva. "A cidade tem crescido muito e esta marginal será exemplo de visão de futuro. Será uma via rápida, sem cruzamentos", explicou o prefeiturável.

A Lions não foi o primeiro exemplo de fora de Mauá citado por Donisete Braga durante a campanha eleitoral. Desde o início da corrida, dia 6, o petista revelou ao menos outras duas inspirações.

Pensando em solucionar a falta de espaços públicos para a realização de atividades esportivas e recreativas, o candidato recorreu a programa mantido em São Caetano para projetar transformar a Avenida Portugal em rua de lazer aos fins de semana.

Já no sistema de transporte coletivo, se inspirou no modelo praticado em Curitiba. A capital paranaense é referência nacional em mobilidade urbana, atingindo níveis de excelência na área com o monitoramento dos ônibus por GPS, a fiscalização eletrônica e o amplo mapeamento para adequar as linhas às demandas da população.




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