Esportes Titulo Olimpíadas
Cielo e Fratus lutam
pelo ouro na natação

Brasileiros estão entre favoritos à medalha na final dos 50 m
livre; dupla pode entrar para história com dobradinha inédita

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
03/08/2012 | 07:26
Compartilhar notícia


Se os torcedores brasileiros tinham bom motivo para acompanhar a final dos 50 m livre, às 15h30 (de Brasília) de hoje, agora tem dois. Além do campeão olímpico e recordista mundial César Cielo (foto), outro brasileiro desponta com grandes possibilidades de conseguir medalha em Londres: Bruno Fratus. A dupla pode entrar para a história com dobradinha inédita na Olimpíada.

César Cielo confirmou as expectativas e fez o melhor tempo da primeira semifinal, com 21s54, exatamente a mesma marca obtida pelo norte-americano Cullen Jones. Na outra série, Bruno Fratus dominou a prova, foi o melhor da série e fechou com o quarto melhor tempo no geral, aumentando a euforia por bom resultado na decisão da medalha.

Apesar de demonstrarem ambição, Cielo e Fratus vivem realidades diferentes. Franco favorito, o primeiro planeja melhorar ainda mais a marca. "Para garantir essa medalha amanhã (hoje) tenho que nadar mais rápido do que hoje (ontem) e é nisso que vou focar. Dá para tirar um pouco mais em alguns detalhes e descansar o máximo que puder à noite. É hora de dar boa baixada na pilha para conseguir tirar uma prova melhor", avaliou Cielo.

Já Fratus estabeleceu ontem o melhor tempo da carreira. Ele, no entanto, garantiu que não chegou ao limite e espera surpreender na decisão. "É a melhor marca da minha vida. Não tem lugar e hora melhor para nadar rápido. Se tivesse aquela adrenalinazinha da final, dava para nadar melhor", assegurou.

A grande surpresa de ontem foi a eliminação do australiano James Magnussen, que antes da Olimpíada cansou de provocar César Cielo. Além de perder a medalha de ouro nos 100 m, ele conseguiu apenas o 11º tempo e não nadará a final dos 50 m.

Mesmo sem um dos principais rivais na disputa, Cielo considera aberta a luta pela medalha. "Vejo eu, Bruno (Fratus), (Cullen) Jones e (Anthony) Ervin para três medalhas. Lógico que nos 50 m livre, da raia um até a oito qualquer um pode ganhar medalha, mas acho que esses quatro estão um pouco à frente", analisou o brasileiro.

THIAGO PEREIRA

Medalha de prata nos 400 m medley, o Mr. Pan voltou à piscina ontem com boas possibilidades de conseguir medalha nos 200 m medley, no qual os nadadores combinam os quatro estilos: costas, peito, borboleta e crawl. Ele foi bem, ocupou a segunda posição por mais de 100 metros, mas perdeu fôlego no fim da prova e acabou com a quarta posição.

"Queimei um pouco além do que podia no início da prova e cansei. Dei uma morrida no fim, mas valeu. Fiz meu melhor tempo fora da era traje (tecnológicos, quando foi permitido uso de maiô que diminuía o contato com a água) então não tenho do que reclamar", comemorou o brasileiro.

Quem também nadou ontem foi Kaio Márcio de Almeida, que foi mal e não conseguiu passar da eliminatória dos 100 m borboleta.

Hoje, além da final dos 50 m, o Brasil competirá no revezamento 4 x 100 medley, às 8h04, com equipe composta por César Cielo, Felipe Lima, Kaio Márcio de Almeida, Thiago Pereira, Daniel Orzechowski e Felipe França - apenas quatro entram na piscina e serão escolhidos pela comissão técnica da Seleção Brasileira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;