Política Titulo Afastamento
Elda Xavier pede licença e Pinheiro nomeia ex-secretário de Auricchio

Júlio Marcucci deve ser indicado em definitivo em Obras, cargo que ocupou na gestão do petebista

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/01/2014 | 07:52
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), aproveitou o pedido de licença da secretária de Obras e Habitação, Elda Martinez Xavier (PMDB), para reconduzir ao posto Júlio Marcucci Sobrinho durante o afastamento da titular. O interino comandou a Pasta na gestão do ex-prefeito e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). Ele é o nono nome aproveitado pelo peemedebista do governo de seu adversário político.

Pinheiro vinha anunciando que faria alterações no primeiro escalão para o fim de dezembro ou começo de janeiro. A saída de Elda já era prevista e a troca ficou ainda mais iminente quando o irmão da secretária, o vereador licenciado Eder Xavier (PCdoB), ganhou o comando da Pasta de Esporte e Turismo. A mudança ocorreria para evitar problemas de nepotismo e pelo fato de o peemedebista entender que o grupo do comunista teria espaço para apenas uma cadeira no primeiro escalão.

A administração vem discutindo nomes para a substituição de Elda há alguns meses. Funcionários de carreira e com perfil técnico foram cogitados, mas Marcucci ganhou força com a indicação para atender à licença por ora temporária. A secretária teve como sua principal bandeira a instalação de Parque Tecnológico em espaços públicos da Avenida Kennedy. A pauta, no entanto, não agradou ao núcleo duro do Paço e não saiu do papel.

Com Marcucci na Secretaria de Obras e Habitação, a gestão Pinheiro passa a reaproveitar nove secretários que atuaram na administração Auricchio. Estiveram no primeiro escalão do ex-prefeito Odair Mantovani (Mobilidade Urbana), Merle Trassi (Fazenda), Lázaro Leão (Planejamento e Gestão), Walter Figueira (Chefia de Gabinete), Marco Antonio Santos Silva (Governo), Ana Maria Caffaro (Jurídico), Sallum Kalil Neto (Saúde) e Dorival Fernandes (Serviços Urbanos).

Assim como Obras e Habitação, a Secretaria de Educação deve entrar no pacote de mudanças previsto para este mês. A comandante interina da Pasta, Ivone Braido Voltarelli, deve assumir em definitivo a cadeira de Daniel Contro. O titular do setor tirou seguidas licenças que somaram quatro meses para manter seus negócios em andamento – ele é proprietário do Colégio Jardim Pueri Domus, em Santo André.

O prefeito tem conversa agendada com Contro e pretende convencê-lo a, pelo menos, permanecer contribuindo com a gestão como consultor para garantir que seus projetos continuem em andamento.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;