Direitos do consumidor Titulo Orientação financeira
Organize suas finanças

Planejamento e cortes de gastos desnecessários são essenciais para garantir
estabilidade financeira e evitar endividamento durante o ano

Idec
03/01/2014 | 07:27
Compartilhar notícia


Chega o mês de janeiro e as despesas aumentam significativamente. Gastos com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), despesas com viagens de férias, matrícula e material escolar dos filhos chegam logo após o período de festas, testando a capacidade dos consumidores na administração das finanças.

Planejamento e cortes de gastos desnecessários são essenciais para garantir estabilidade financeira e evitar endividamento durante o ano.

Além do planejamento, são necessárias outras práticas que possibilitam uma administração saudável do orçamento. Entre elas, está a de realizar o máximo possível de compras à vista, evitando parcelamentos, pesquisar e pedir descontos sempre e, se for necessário, parcelar, estar atento às taxas de juros – além do valor das parcelas. Também é válido procurar poupar pelo menos 10% do salário, para que haja uma reserva para possíveis imprevistos.

Para melhor administração das finanças é preciso contabilizar tudo, juntamente à renda total da família. Após essa organização, é hora de verificar qual a melhor alternativa para pagar cada uma das contas. Procure priorizar as contas com datas de vencimento mais próximas e também as que cobram juros muito altos – como cartão de crédito e cheque especial. Além das contas extras do primeiro mês do ano, as contas de despesas essenciais, como água, luz, telefone e transportes se mantêm.

PLANILHA DO IDEC - Para auxiliar o consumidor na organização de suas despesas e perceber suas reais necessidades, o Idec disponibiliza uma planilha de orçamento doméstico, gratuitamente, em (http://idec.org.br/arquivos/idec-orcamento-domestico.xls). Procurando otimizar ao máximo as informações com o mínimo de digitação, a planilha traz a facilidade de o usuário registrar apenas os gastos, sem ter de pensar em fórmulas ou contas.

O intuito da organização não é somente o de cortar gastos, mas também de planejar reservas.

PREVEJA AS DESPESAS FUTURAS - Com a média das despesas do ano e as metas já definidas, preveja quanto será gasto por mês em 2014. Não se esqueça de computar os impostos, por exemplo. Paralelamente, registre o quanto receberá em cada mês (o salário líquido e outras formas de rendimento), considerando férias e 13º salário.

REGISTRE TODAS AS DESPESAS - Ao longo dos meses, anote todos os gastos realizados, como o cafezinho na rua, por exemplo. Sempre que possível, pague com o cartão de débito, pois isso facilita a identificação no extrato. Quando usar dinheiro em espécie, anote o quanto antes o que foi comprado para não esquecer.

REVISE O ORÇAMENTO - De tempos em tempos, pare e observe se está cumprindo as metas estabelecidas. É normal errar em algumas previsões (principalmente no começo) e imprevistos podem acontecer. Nesse caso, refaça algumas metas. Dica: preveja gastos com presentes de aniversário, Dia das Mães, Dia das Crianças etc.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;