Política Titulo Balanço
Morando exalta plano de Mobilidade e ligação de Diadema com o Estado

Deputado estadual lembra do anúncio de que a Linha 18-Bronze do Metrô começa a ser executada em 2014

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/01/2014 | 07:19
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O deputado estadual Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) destacou a articulação para investimentos estaduais em Mobilidade Urbana no Grande ABC e o intermédio da aproximação do Palácio dos Bandeirantes com a Prefeitura de Diadema como principais conquistas de sua atuação na Assembleia Legislativa durante 2013.

A confirmação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que a Linha 18-Bronze será o primeiro canal do Metrô fora da Capital e que ligará a região ao Centro é vista como ganho primordial para os são-bernardenses pelo parlamentar. “Foi o maior desafio. Cumprimos a parte mais difícil, que é a montagem financeira. Parte do projeto já havia sido autorizada pela Assembleia em 2011. Fui relator do projeto. A licitação deve ser colocada na rua na primeira semana de janeiro. Estou confiante que até a primeira semana de março a gente já tenha o contrato assinado com o consórcio vencedor”, disse o tucano.

Morando afirmou ter pedido pessoalmente ao governador a liberação de R$ 40 milhões para complementar investimentos no recém-inaugurado Hospital de Clínicas, localizado no Alvarenga. “É uma obra muito significativa, sem isso o hospital não teria sido inaugurado”, completou. A reabertura da Estrada Velha de Santos (Rodovia Caminho do Mar SP-148), efetivada em dezembro, e o anúncio da instalação da ciclofaixa no local também são colocadas na conta de articulação do tucano. “Foi uma conquista importante, potencializa o Turismo.”

O deputado lembrou que fez fortes cobranças a Alckmin antes de o Estado anunciar que instalaria duas balsas para travessia do Riacho Grande ao bairro Tatetos (em São Bernardo), à Ilha do Bororé (em São Paulo) e à cidade de Itaquaquecetuba. “Vamos ter uma para 35 carros e 400 pessoas que fará a travessia de maneira mais veloz.”

Outro feito exaltado pelo tucano foi a retomada dos investimentos do Estado em Diadema. O diálogo com a gestão tucana no Palácio dos Bandeirantes conseguiu ser firmado depois de Lauro Michels (PV) ter vencido a eleição de 2012 e encerrado ciclo de 30 anos ininterruptos de administrações oriundas do PT. “Diadema voltou a ser uma prioridade do governo do Estado. Terá investimentos que passam de R$ 30 milhões”, afirmou.

Em Diadema, Alckmin inaugurou uma Fatec (Faculdade de Tecnologia), trouxe a Rede Lucy Montoro de tratamento a deficientes, a Fábrica de Cultura e vai instalar unidade do Poupatempo. “Despachei diretamente com o governador para garantir o investimento”, assegurou Morando.

Apesar de ser administrada pelo prefeito Carlos Grana (PT), adversário do PSDB, Morando disse ter estabelecido boa parceria com o Paço de Santo André. “Se mostrou muito solicito em agilizar área para instalar o Poupatempo. Também teremos uma unidade da Rede Lucy Montoro e o Polo Tecnológico está saindo do papel. A cidade estava estagnada, tentei ajudar o (ex-prefeito) Aidan (Ravin, PSB), mas só consigo ajudar quem tem interesse”, alfinetou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;