Economia Titulo Emprego
Centros públicos do ABC
dão vaga a 9.184 em 2013

Serviços e comércio foram setores que mais
contrataram mão de obra na região neste ano

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
31/12/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Muitas pessoas que estavam desocupadas no início de 2013 conseguiram, ao longo deste ano, conquistar oportunidade no mercado de trabalho. Somando os dados do CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo, e dos CPETRs (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André e Diadema, foram inseridas 9.184 pessoas nos diferentes setores da economia do Grande ABC. Os órgãos de fomento ao trabalho das demais cidades não responderam à solicitação da reportagem do Diário.

A CTR são-bernardense liderou as contratações, auxiliando na colocação de 4.069 profissionais. De acordo com Marcio Cristiano, assistente de coordenação da central, os ramos que mais contrataram em 2013 foram comércio e serviços. “As funções de destaque são de vendedor, operador de telemarketing e repositor de mercadorias”. Além disso, ele conta que as empresas contratantes esperam que “os trabalhadores tenham vontade de encarar o desafio, que sejam dinâmicos, comprometidos e qualificados, dependendo do cargo”.

Em São Bernardo, em específico, a falta de profissionais ocorre nas vagas da área da construção civil, como pedreiro e servente de obra, devido ao salário. Atendentes de lanchonetes também fazem falta. “O fato de ter que trabalhar seis dias para folgar apenas um, e o salário não ser tão alto, dificultam as contratações e a própria permanência das pessoas na função.”

Na sequência, estão as duas unidades do CPETR de Santo André. Segundo levantamento até dia 16, foram recolocadas no mercado de trabalho 3.615 pessoas. O foco também foram as companhias dos segmentos de comércio e serviços.

Nesse mesmo período, foram certificados pela Central de Serviços Autônomos do centro público 70 trabalhadores na área da construção civil para trabalhar como autônomo.

O CPETR de Diadema ajudou 1.500 pessoas a conquistarem espaço no mercado de trabalho. Segundo Ramos de Oliveira, presidente da Comissão Municipal do Emprego, a carência maior está nos segmentos de comércio e serviços. “Tanto que, em 2014, vamos passar a oferecer cursos de qualificação para suprir estas demandas. Dentre as opções, há emprego para padeiro, confeiteiro, atendente geral, balconista, operador de caixa, curso para informática básica e website.”

SERVIÇOS - Além de realizarem o cadastro para quem procura oportunidade, os centros públicos da região oferecem aos moradores uma gama de serviços. Por meio dos órgãos de fomento ao emprego é possível, por exemplo, receber orientação profissional, com o auxílio de psicólogos; tirar habilitação do seguro desemprego e até mesmo emitir a carteira de trabalho.

Em São Bernardo, por exemplo, 3.525 trabalhadores deram ‘entrada’ no seguro-desemprego em 2013, foram feitas 1.686 emissões de carteira de trabalho, foram encaminhadas para seleções de emprego 34.166 pessoas, além de 2.865 passarem por cursos profissionalizantes.

Nas duas unidades do CPETR de Santo André foram emitidas 5.916 carteiras de trabalho, sendo 2.513 para menores de idade. Além disso, 1.400 pessoas foram certificadas pelo Senai nos setores da construção civil (pedreiro, encanador, eletricista, drywall, leitura e interpretação de desenho) e costura industrial.

Em Diadema, 6.830 requisitaram seguro-desemprego neste ano, e cerca de 4.000 tiraram a carteira profissional.

CADASTRO - Interessados em garantir uma vaga precisam comparecer aos centros públicos com carteira de trabalho, RG e CPF, das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Outra opção é se cadastrar pela web (www.maisemprego.mte.gov.br).

Serviço: CTR de São Bernardo (Rua Marechal Deodoro, 2.316, Centro); CPETR de Santo André (Avenida Artur de Queirós, 720, Casa Branca ou Rua Sigma, 300, Vila Mazzei); CPETR de Diadema (Rua Professora Vitalina Caiafa Esquível, 101, Centro) e CPETR de Mauá (Rua Manoel Pedro Júnior, 45, Vila Bocaina).


Programa do governo estadual recoloca 2.600 pessoas neste ano

Cerca de 2.600 pessoas recolocadas no mercado de trabalho, 7.016 participantes das turmas que funcionam como equipes na troca de experiências e aprendizado, 172 cidades de 16 regiões beneficiadas. Este foi o saldo do programa Time do Emprego, vinculado à Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), de 2013. O programa que orienta desempregados para a conquista de oportunidade já beneficiou mais de 23 mil pessoas desde que foi instituído, em 2001.

“As pessoas que participam do programa saem com ânimo e autoestima renovados”, afirma o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais. “Com as dicas do time, elas conseguem se recolocar com mais facilidade”, completou.

De acordo com a coordenadora do programa, Françoise Antunes, o objetivo em 2014 é expandir o Time do Emprego para mais cidades. “Neste ano chegamos à marca de 1.400 turmas e queremos aumentar o ritmo no próximo ano para que mais pessoas possam ser atendidas”, afirmou.

Em novembro foi realizado o 6º Encontro Anual dos Facilitadores do Time do Emprego. Nesta edição do evento, que busca incentivar a troca de experiência entre os facilitadores (como são chamados os orientadores da ação), Marília, Santana de Parnaíba e Itaquaquecetuba foram homenageadas pelos resultados obtidos em 2013.

Na Grande São Paulo (que inclui as sete cidades), foram formadas 122 turmas, com 2.672 participantes. Deste total, 675 conseguiram emprego depois de participarem da ação.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;