Internacional Titulo Turquia
Exército diz que quer ficar fora da política
27/12/2013 | 08:42
Compartilhar notícia


O exército da Turquia afirmou que não será envolvido na política em meio ao aprofundamento do escândalo de corrupção que forçou o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, a reformular seu gabinete nesta semana depois que três ministros - cujos filhos estão detidos por causa da investigação - renunciaram ao cargo.

A declaração do exército foi feita em um comunicado divulgado nesta sexta-feira em resposta à possibilidade levantada por consultores de Erdogan em uma coluna publicada no jornal Star de que o escândalo seja um plano para provocar um golpe militar. Erdogan já havia atribuído a investigação sobre corrupção a uma conspiração para derrubar o governo.

O exército turco realizou três golpes militares desde a década de 1960, mas seu poder foi limitado durante o governo de Erdogan. Os críticos acusam o primeiro-ministro de fazer manobras políticas para evitar novas prisões relacionadas à investigação de corrupção, incluindo a remoção de policiais e juízes. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;