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Consumidor deve estimar gasto mensal antes de contratar promoção

Operadoras de telefonia tentam seduzir clientes com oferta de descontos vinculados a aparelhos

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
15/12/2013 | 07:10
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Próximo ao Natal, as operadoras de telecomunicação se movimentam para captar mais clientes. As empresas tentam seduzir os consumidores com promoções fantásticas, anúncios coloridos e chamativos e promessas de vantagens. Mas antes de contratar qualquer tipo de pacote, é necessário pesquisar para encontrar opções que gerem economia e que se adequem ao perfil financeiro.

Presidente da Teleco, consultoria especializada em telecomunicação, Eduardo Tude destaca que há dois anos tem ocorrido mudança no mercado. “As operadoras tinham a prática de realizar promoções em datas comemorativas. Mas deixaram de fazer isso porque não faz muito sentido cobrar menos pelos serviços para certos clientes em um mês e depois mais caro no outro. É muito mais publicidade do que promoção.”

Para o especialista, o consumidor poderá encontrar preços interessantes, ou promocionais, quando o assunto é adquirir um aparelho celular, por exemplo, que sairá com um preço bem mais barato junto com a contratação de um plano de telefonia e banda larga móvel. “Mas reduzir preços em serviços, isso não tem ocorrido”, acrescenta Tude.

Portanto caberá ao consumidor estimar qual será o seu gasto médio mensal de minutos de ligação e seu consumo de dados na internet móvel, principalmente quando o assunto for 4G, a nova tecnologia de conexão à rede mundial de computadores pelos celulares em alta velocidade. Esse sistema é bem mais caro do que o atualmente mais utilizado e lento, o 3G.

Para se ter noção do que se trata estimar o consumo de dados, por exemplo, pesquisa da Nielsen do início do ano revelou que 43% dos usuários de smartphones contratavam um pacote de internet móvel. E o gasto médio mensal com a conta era de R$ 50.

OFERTAS

A Claro, por exemplo, informou que tem promoção de fim de ano para os interessados em adquirir o celular Samsung Galaxy S4 4G, modelo mais recente da marca e que disputa a lista dos mais desejados pelos brasileiros com as versões do iPhone 5.

O preço médio do aparelho é de R$ 2.200, para a utilização de chips de qualquer operadora. Mas contratando um plano especial de fim de ano da Claro, ele sai por R$ 499. O problema é que o serviço, que inclui internet 4G, 400 min e torpedos, custa R$ 370 por mês. Em 12 meses, o desembolso acumulado seria de R$ 4.939.

Se a demanda do consumidor realmente se adequar ao serviço, pode ser que o valor compense. Mas caso ele opte por adquirir um celular desbloqueado, com preço médio de R$ 2.200, pode buscar outra operadora, como a Telefônica Vivo, por exemplo, que também tem ofertas relacionadas ao fim do ano. Se contratar um plano de 60 minutos de ligação mais internet 4G, vai desembolsar cerca de R$ 950 a menos, em 12 meses, tendo em vista que o serviço custa R$ 149 por mês.

Para quem necessita de muito mais conectividade e comunicação, existe a opção de serviço da Oi, que além de disponibilizar 10.000 minutos em ligações locais para celular Oi e fixo grátis, tem franquia de 800 minutos para qualquer operadora e 100 MB de internet por R$ 269. Mas neste caso, comprar o Samsung Galaxy S4 4G desbloqueado e adquirir o plano custaria cerca de R$ 500 a mais do que a opção da Claro.

Considerando ainda a aquisição do S4, da Samsung, desbloqueado e a contratação do pacote Liberty Express 3GB, da TIM, com ligações ilimitadas para aparelhos da mesma operadora e internet 4G, a economia atingiria, aproximadamente, R$ 1.200 em relação à promoção da Claro. 




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