Economia Titulo Consumo
Black Friday traz reduções de até 80% nas lojas e nos sites

A terceira edição da data no varejo brasileiro movimenta as principais redes

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
28/11/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Black Friday. Na tradução, Sexta-feira Negra. Embora o nome assustador seja digno de título de filme de terror, a data de vendas com descontos extremos, que chegam a 80%, é, cada vez mais, querida e ansiosamente esperado por clientes e varejistas. Tanto que, para várias redes, ela já começa um dia antes.

Com muitas Black Fridays no seu histórico corporativo, o Walmart trouxe para o Brasil sua estratégia de antecipar as ofertas para hoje. Por isso, desde as 6h da manhã todas as suas lojas estão abertas oferecendo descontos de até 70%. Todas as seções das unidades estarão com produtos dentro da campanha, incluindo alimentos, itens de bazar e confecção. O parcelamento diferenciado varia de acordo com o item escolhido. O Mega Dia acontece em todos os hipermercados Walmart, Hiper Bompreço e BIG do País.

No ano passado, o Walmart registrou a maior venda de eletrônicos realizada em um único dia em toda a história da rede. Somente neste segmento o crescimento foi de 35% em relação a 2011. “Para este ano, o setor de televisores deve representar cerca de 35% do total de vendas do evento. Com certeza as TVs LED, notebooks, tablets, smartphones e eletroportáteis serão os principais responsáveis pelos bons resultados”, projeta Claudio Tonello, vice-presidente de Marketing e Inteligência de mercado do Walmart Brasil.

Para se ter uma idéia dos descontos, a rede vai vender tablet 7” de R$ 298 por R$ 198 e Smart TV 39” LED/3D LG de R$ 1.898 por R$ 1.698.

Em 2011, a rede Extra tirou a Black Friday do mundo virtual e a trouxe para as suas lojas físicas. Para garantir que todo mundo tenha tempo para escolher seus produtos, fará promoções exclusivas nos hipermercados, que vão ficar abertos de madrugada, a partir das 22h de hoje. O site também começará com as promoções a partir desse horário, que valerão durante todo o dia de amanhã.

A ação com duração de 26 horas traz descontos nas seções de mercearia, perecíveis, eletro, têxtil, bazar e inclui itens sazonais de Natal como panetones, vinhos, bacalhau e frutas secas. As drogarias Extra terão descontos em dermocosméticos, além de preços especiais nos aparelhos de diagnósticos. Os postos da rede também terão abatimento no litro da gasolina para o Estado de São Paulo. Nos eletrônicos, por exemplo, haverá ofertas como TV LED 39” Full HD, de R$ 1.399 por R$ 999 e smartphone Samsung Galaxy S Duos de R$ 749 por R$ 599.

A Fnac também vai adiantar a Sexta-feira Negra. Neste ano, tanto as lojas físicas como as virtuais da rede venderão produtos de todas as linhas com descontos que chegam a 80%.

Nas 11 unidades da Fnac, os clientes associados já podem comprar com preços rebaixados a partir das 10h. Os demais, só a partir das 20h. Hoje, as lojas físicas ficam abertas até a meia-noite. Nos produtos Apple a rede oferece descontos de até 15%, nos notebooks e tablets de marcas variadas, até 25% menos; CDs custarão entre 30% e 70%: DVDs e blu-ray de filmes de 20% a 50% e, jogos, até 50%. Todos os livros terão, no mínimo, 35% de desconto e, no máximo, 80%. “A Black Friday chegou para ficar. Neste ano, nossa previsão é de vendas 50% maiores com relação à edição do ano passado”, diz o diretor Comercial da Fnac Brasil, Fábio Gabaldo.

A rede Centauro vai também oferecer descontos nas suas 177 lojas e no site. Com campanha exclusiva, disponibiliza produtos em 27 modalidades esportivas. São roupas, calçados, acessórios e equipamentos. Na internet, em compras acima de R$ 49,90, o frete é grátis para todo o Brasil.

WEB FERVENTE - No Brasil, a Black Friday desembarcou em 2010 como evento comercial voltado para o mundo virtual. Por isso, até hoje, muitas empresas limitam sua participação ao e-commerce.

Esse é o caso, por exemplo, do Magazine Luiza. Amanhã os clientes que visitarem o site da rede poderão comprar produtos de diferentes categorias com até 70% de descontos. Serão mais de 3.000 itens em oferta, de eletrônicos a móveis, passando pelos setores de perfumaria, brinquedos e informática, entre outros.

“A proposta é que seja um dia excepcional de vendas. Estamos há meses nos preparando, tivemos negociações específicas para conseguir condições comerciais exclusivas para a data e estamos seguros de que teremos ofertas realmente diferenciadas”, comenta o diretor de e-commerce do Magazine Luiza, Decio Yuiti Sonohara.

“Em 2012, a Black Friday representou em torno de 20% da venda do mês, volume muito expressivo para apenas um dia de venda. Para 2013, a expectativa é grande, acreditamos que o sucesso irá se repetir.”


Grandes descontos aparecem na internet, mas é bom ter cuidado

Tão recém-nascido quanto os bebês para quem oferece seus produtos, o site www.clubedoscorujas.com.br</CF> está se preparando para a sua primeira Black Friday exatamente como fazem gigantes do e-commerce – como o Dafiti, que amanhã apresentará abatimento de até 80% – e, com isso, espera vender três vezes mais do que em dias comuns.

O outlet on-line Privalia, que tem descontos de até 70% em marcas famosas todos os dias, amanhã oferece frete grátis.

A Coop promete até 67% de desconto em eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, cine e foto, mas as ofertas serão exclusividade do mundo virtual. O mesmo ocorre com a rede de lojas Marisa, que só vai dar os mega descontos no seu site. Operadoras de telefonia como TIM e Claro também participarão por meio dos seus portais.

DINHEIRO NA REDE - Uma das maiores preocupações dos consumidores que pretendem participar da Black Friday é a questão da segurança de colocar seus dados na rede. Por isso, a Serasa vai disponibilizar gratuitamente o serviço VocêConsulta Empresas até domingo, que permite que o cidadão consulte grátis CNPJ de empresa com quem pretende fechar negócio e ter certeza de que ela existe de verdade.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;