Política Titulo Mudança
Quesada assume cadeira ainda sem projetos

Em São Caetano, peemedebista deixa Pasta de Segurança para ser vereador no lugar de Eder

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
27/11/2013 | 07:55
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O coronel José Quesada Farina (PMDB) aguarda ser convocado pelo presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), para assumir a vaga do parlamentar Eder Xavier (PCdoB), que comandará a Secretaria de Esporte.

O peemedebista esteve ontem na Câmara acompanhando a sessão. Apesar da expectativa para atuar como parlamentar, ele adotou discurso contido. “Tenho de aguardar (a posse) e, a partir daí, iniciar o trabalho na Câmara”, disse Quesada, sem adiantar quais projetos pretende apresentar na Casa.

Com 831 votos conquistados na eleição para vereador no ano passado, Quesada é o primeiro suplente da coligação firmada por PMDB, PTN, PPL e PCdoB.

Ainda no comando da Secretaria de Segurança, disse deixará o cargo com a Pasta em ordem. “Procurei manter o equilíbrio dentro das atribuições da secretaria”, disse o coronel.
Ele revelou que ontem foram entregues os 176 coletes à prova de bala à GCM (Guarda Civil Municipal). Desde que as peças antigas perderam a validade, em julho, os guardas se revezavam para sair às ruas.

Quesada negou que essa tenha sido sua última medida como titular da Pasta de Segurança. “Não fui eu que fiz isso. Cuidar da segurança dos guardas municipais é um ato administrativo.”

O nome mais cotado para assumir a vaga do coronel Quesada na gestão Paulo Pinheiro (PMDB) é Marco Antônio Alvarez, que atua como delegado na Capital.

DESPEDIDA
Num discurso de quase dez minutos, Eder Xavier fez um breve balanço do período em que atuou como vereador e justificou por que aceitou o convite para assumir a Secretaria de Esporte.

“Temos de resgatar o passado vitorioso do esporte em nossa cidade. Onde está o Azulão?”, indagou, mencionando o time de futebol que leva o nome da cidade e que recentemente foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Cotado para integrar o governo de Pinheiro desde agosto, Eder Xavier disse que, a princípio, não promoverá mudanças na equipe que está atuando na Pasta. “Quero me situar sobre como está a Pasta antes de qualquer medida”, disse o comunista, cauteloso.

Legislativo aprova Orçamento com 100% de remanejamento

A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, o Legislativo de São Caetano aprovou o Orçamento para o exercício de 2014, de pouco mais de R$ 1 bilhão, mantendo o índice de 100% de remanejamento para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

O projeto foi aprovado por unanimidade, mas teve debate acalorado em razão das emendas apresentadas pelos vereadores Pio Mielo (PT) e Edison Parra (PHS), que sugeriram limite de 30% e 15%, respectivamente, para remanejamento.

“Nenhuma cidade da região trabalha com um índice desse tipo para remanejar o Orçamento. É como um xeque em branco”, disse Pio. “Precisamos de regras para os gastos com o dinheiro público. O prefeito (Pinheiro) terá carta branca para fazer o que quiser com o Orçamento”, criticou Parra.

O líder do governo, Jorge Salgado (Pros), rebateu as críticas, declarando que o limite de 100% de remanejamento flexibiliza a gestão dos recursos da cidade.

PROTESTO
Durante a sessão, integrantes do Psol fizeram protesto contra a cobrança da taxa do lixo em São Caetano. O grupo exibiu faixa pedindo o fim do tributo, cobrado junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “Essa taxa representa cerca de 30% do valor do IPTU. É uma cobrança ilegal”, disse o presidente do diretório local da sigla, Fernando Turco. Ele prometeu outras ações contra a medida.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;