Setecidades Titulo Educação
Etec Júlio de Mesquita é a melhor pública no Enem

Instituição é a única de ensino gratuito que aparece no ranking das dez melhores da região

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Etec (Escola Técnica) Júlio de Mesquita, de Santo André, é a única escola pública que aparece no ranking das dez instituições de ensino do Grande ABC com melhor resultado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012. A unidade obteve média 612,32 na avaliação do MEC (Ministério da Educação), e ocupa a primeira posição entre as que oferecem serviço gratuito na região.

Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nesta semana. As notas consideram apenas as escolas que tiveram mais de dez participantes no exame e com taxa de adesão acima de 50%. Neste ano, o órgão federal não divulgou os resultados gerais por escola. Para obter esse índice, o Diário calculou a média das quatro provas objetivas (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza).
 

Foram informadas as notas de 145 escolas da região, sendo 67 públicas e 78 privadas. A exemplo do que aconteceu no ano passado, a melhor colocada entre as públicas de ensino regular é a EM (Escola Municipal) Professora Alcina Dantas Feijão, de São Caetano, com média 571,84. A unidade faz parte do ranking com as 50 melhores do Grande ABC, na posição de número 37. 

A lista com as 50 maiores médias inclui ainda outras quatro unidades públicas – as Etecs Jorge Street, de São Caetano ( 602,99), Lauro Gomes, de São Bernardo (600,53), Ribeirão Pires (589,85) e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Diadema (579,3).

A parte de baixo da tabela do Grande ABC é composta apenas por escolas públicas, sendo a EE José Marcato, de Diadema, a que obteve pior média: 468,8. A escola também estava entre as unidades cujos alunos alcançaram as menores notas da região no ano passado e teve melhora de 2,33 pontos em seu desempenho. 

PRIVADAS

O colégio Unidade Jardim, de Santo André, ocupa o topo da lista entre as mais bem conceituadas da região no Enem de 2012 – nota 655,44. A instituição privada de ensino aparece, inclusive, no ranking das 20 melhores do Estado, na 18ª posição. Em relação à listagem do ano passado, houve manutenção de cinco instituições, sendo elas: Unidade Jardim, de Santo André, Colégio Termomecânica, de São Bernardo, unidades do Colégio Singular de Santo André e de São Bernardo e Colégio Petrópolis, de São Bernardo.

O melhor colocado do Estado é o Colégio Vértice Unidade II, da Capital, com média 705,56. Neste caso, apenas instituições privadas compõem a lista com as 20 melhores. Já no País, o topo é ocupado pelo Colégio Bernoulli Unidade Lourdes, de Belo Horizonte (722 pontos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;