Claúdio Conz Titulo Feira internacional
Destaques da Batimat Paris

Na França, os edifícios públicos e residenciais já existentes deverão se adequar às exigências na nova lei de acessibilidade até janeiro de 2015

Claudio Conz
21/11/2013 | 07:15
Compartilhar notícia


No início do mês estive em Paris para participar mais uma vez da Batimat Paris – Salão Internacional da Construção, maior feira do setor no mundo. O evento aconteceu entre os dias 4 e 8, no Parque Paris NordeVillepinte. Desde 1989, vou a todas as edições com o objetivo de promover a visitação estrangeira na FeiconBatimat.

A feira, que a cada dois anos acontece em Paris, na França, dividiu-se em sete setores: estrutura, carpintaria, acabamentos e decoração, material e ferramentas, durabilidade dos edifícios, informática e serviços empresariais. Foram 3.000 expositores e cerca de 400 mil visitantes.

E, mais uma vez, os brasileiros bateram o recorde de visitação da América Latina ao evento. Na edição passada, que aconteceu em 2011, o Brasil foi o primeiro país da América Latina em número de visitantes e o sétimo do mundo.

Eu, o presidente da Abramat, Walter Cover, e os demais integrantes do grupo participamos da abertura oficial da feira e fomos recepcionados pela diretoria do evento, que fez uma apresentação especial para a delegação. Em seguida, pudemos visitar os pavilhões da Batimat e acompanhar de perto os lançamentos e novidades.

NOVIDADES

Entre os destaques da feira, estiveram a eficiência energética, acessibilidade, a qualidade do ar, as novas tecnologias no setor e as últimas tendências em banheiro e iluminação.

Aqui na França, onde ainda estou em viagem, os edifícios públicos e residenciais já existentes deverão se adequar às exigências na nova lei de acessibilidade até janeiro de 2015. Além disso, desde 1º de janeiro deste ano, as licenças de construção para novas habitações devem atender a padrões de baixo consumo de energia.

Nesse contexto, para muitos, a feira foi a oportunidade de expor e encontrar novas ideias e produtos sustentáveis. A maior parte dos lançamentos levou em consideração esse ponto. Esse conceito faz parte até mesmo do treinamento dos trabalhadores. Do ponto de vista tecnológico, a ideia difundida na feira foi a união de esforços para a construção de uma casa saudável.

A feira também promoveu um interessante concurso de inovação, premiando os principais destaques nas categorias alicerces e estrutura, planejamento, TI (Tecnologia da Informação) e serviços, marcenaria e fechamentos, equipamentos de construção e ferramentas.

Para mim, uma palestra de muito destaque teve como foco o legado e os benefícios que as construções e adaptações urbanas realizadas em prol das Olimpíadas de Londres acarretaram para a cidade. Fica um tema para os brasileiros estudarem, uma vez que a próxima cidade da lista é nosso Rio de Janeiro.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;