Internacional Titulo
Choque de carro em chamas contra aeroporto foi um 'ataque', diz primeiro-ministro
Da AFP
30/06/2007 | 18:57
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, confirmou neste sábado que o incidente envolvendo um carro em chamas lançado contra um terminal do aeroporto escocês de Glasgow foi um 'ataque'. A confirmação foi usada por Brown para justificar a elevação do nível de alerta de segurança nacional para 'crítico'.

A polícia escocesa classificou o incidente como um atentado 'terrorista' e afirmou que ação tem uma ligação 'clara' com os dois ataques frustrados com carro-bomba de sexta-feira em Londres.

Durante entrevista coletiva, o chefe da polícia informou que um dos dois suspeitos detidos no ataque ao aeroporto carregava um ‘artefato suspeito’. O objeto foi descoberto durante um atendimento hospitalar a que o homem foi submetido por causa de queimaduras no corpo.

Diante da descoberta o centro hospitalar precisou ser parcialmente evacuado. "O artefato foi removido e transportado para local seguro", afirmou Rae, acrescentando que estão sendo realizados testes com o objeto.

Ataque - Várias testemunhas explicaram que o carro em chamas era um jipe Cherokee e que dois homens de origem asiática estavam a bordo. Um deles, com as roupas em chamas, teria deixado o veículo antes de ser imobilizado pelos passageiros do aeroporto. O incêndio foi controlado com a ajuda de um extintor.

A ministra britânica do Interior, Jacqui Smith, considerou "grave" o incidente. Smith falou sobre o assunto ao chegar a uma reunião do gabinete de crise "Cobra" em Londres, presidida pelo primeiro-ministro, Gordon Brown, para buscar uma forma de proteger os cidadãos.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;