Política Titulo PT de São Paulo
Região é exemplo para projetos, diz Emídio
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/11/2013 | 09:16
Compartilhar notícia


Eleito para comandar o PT no Estado nos próximos quatro anos, o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza afirma que as recentes ações promovidas pelas gestões petistas no Grande ABC servirão de base para a formatação do plano de governo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, escolhido para disputar o governo do Estado em 2014.

Dentre as ações que Emídio pretende agregar às propostas de Padilha estão o PPA (Plano Plurianual) Participativo e o projeto de revitalização da Vila de Paranapiacaba, que receberá aporte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas.

“A experiência do PPA é muito interessante e pode ser levada a todo o Estado. O governo precisa ser transparente e ouvir a população, sem ter medo de discutir o Orçamento”, disse Emídio.

Para ele, o projeto encaminhado por Carlos Grana (PT) a Brasília pode ser levado a outros municípios. “Muitas outras cidades podem buscar recursos para manter o patrimônio histórico e cultural.”

As plenárias com participação popular para discussão de diretrizes de investimentos em projetos foram iniciadas pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em 2009. Como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, realizou neste ano o primeiro PPA Regional.

Projetos na área da Saúde desenvolvidos na região também podem ser incluídos na plataforma de governo de Alexandre Padilha. Um exemplo citado por Emídio é Quarteirão da Saúde de Diadema, inaugurado em 2007 pelo então prefeito e atual secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior.

“Esse complexo hospitalar é uma experiência que deu certo, assim como a implantação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas) em várias cidades do Grande ABC, como São Bernardo e Mauá. Temos de dar oportunidade para soluções criativas para a gestão pública”, frisou o novo comandante petista no Estado.

Integrante da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), da qual participam os principais líderes da legenda, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chefe da Nação Dilma Rousseff e o mandatário nacional do PT Rui Falcão (reeleito para o posto), Emídio conquistou 67.055 votos (91,7% dos válidos) no PED (Processo de Eleição Direta) realizado na semana passada.

O ex-prefeito de Osasco (2005 a 2012) coordenará a campanha de Padilha na disputa ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem. Em 2010, dirigiu a empreitada eleitoral de Aloizio Mercadante, que não conseguiu impedir a vitória de Geraldo Alckmin (PSDB).

Acabar com a hegemonia tucana de 20 anos à frente do Estado mais rico do Brasil é o principal desafio de Emídio, quando substituir Edinho Silva no comando do PT em fevereiro. “Chegou a hora do PT governar São Paulo.”

ZANINHA - A chapa da CNB conquistou 32 das 60 cadeiras no diretório estadual. Dentre os nomes que estarão na executiva está Rozane Sena, a Zaninha, mulher do vereador de São Bernardo, José Ferreira. Favorita para ser indicada como vice-presidente estadual do PT, ela conta com apoio de Emídio de Souza.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;