Palavra do Leitor Titulo Coluna
Dicas para se sair bem no trabalho temporário

im de ano se aproximando, mercado aquecido, contratações temporárias à vista

Do Diário do Grande ABC
16/11/2013 | 08:41
Compartilhar notícia


Artigo

Fim de ano se aproximando, mercado aquecido, contratações temporárias à vista. Segundo pesquisa da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o varejo deve abrir 135.450 vagas temporárias para as vendas de fim de ano no País. Se por um lado a boa notícia dá oportunidades àqueles que estão desempregados, por outro, exige determinação daqueles que pretendem transformar a vaga temporária em trabalho efetivo.

Muitos profissionais perdem oportunidades não pela falta de talento, mas por más atitudes. Isso acontece porque as pessoas com pouca inteligência emocional têm autoconhecimento limitado, e esse é o maior problema, pois têm dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam nos demais. A maioria dos profissionais é demitida por suas atitudes, e não pela falta de conhecimentos técnicos. É preciso, antes de tudo, que percebamos qual o efeito de nossas ações sobre as pessoas no ambiente de trabalho. Ser exigente é diferente de ser mal-educado, ser gentil não é ser submisso. Para isso, é essencial ficar atento aos feedbacks recebidos, seja de um superior, subordinado ou de colegas.

Se prestarmos atenção, perceberemos que a maioria das demissões tem mais relação com atitudes inadequadas. Para quem quer garantir boa vaga neste fim de ano, algumas dicas:

1 – Reforce suas atitudes positivas. O que gera boa reputação profissional é o efeito acumulado de suas atitudes positivas. Se você, além de usar suas características de personalidade mais marcantes praticar boas atitudes no dia a dia, construirá patrimônio moral de grande valor. Algumas atitudes como disposição, pontualidade, proatividade e profissionalismo são extremamente valorizadas.

2 – Identifique seus pontos fortes. Ser exigente, desconfiado, perfeccionista, falante, ou qualquer comportamento que socialmente é visto como inadequado, pode se tornar ponto forte se você o utilizar na carreira certa. Ser desconfiado pode ser talento, por exemplo, se a pessoa trabalhar em posição em que desconfiar seja pré-requisito, como no caso de um auditor.

3 – Neutralize seus pontos limitantes. Estes são pontos fracos que estão prejudicando muito sua carreira e que, por isso, deveriam ser neutralizados ou atenuados para que seus pontos fortes possam aparecer com mais intensidade. Alguns pontos limitantes, como apatia, procrastinação, aversão aos estudos, pessimismo, descompromisso e antipatia, atrapalham a carreira de qualquer pessoa.

4 – Posicione-se onde você rende mais. Procure trabalhos onde você possa utilizar seus principais pontos fortes na maior parte do tempo.

Eduardo Ferraz é consultor em gestão de pessoas, especialista em treinamentos, pós-graduado em Direção de Empresas e escritor.

Palavra do leitor

Papai-Noel
Quem não acreditava em Papai-Noel, pode mudar o conceito. Além de fazer a alegria das crianças na noite de Natal, o Bom-Velhinho resolveu antecipar a aparição e dar as respostas que a sociedade tanto esperava. Após várias cartas e pedidos de justiça, trouxe saco cheio de mandados de prisão aos mensaleiros condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mesmo as penas sendo brandas pelo prejuízo causado à sociedade. Veremos esses indivíduos encarcerados e espero que não tenham regalias ou benefícios, como TV, celular e banho quente. Devem mofar nas celas e, quem sabe, pegar pneumonia para, assim, serem atendidos no SUS ou nas UPAs do (des)governo Dilma. Porém, sabemos que os verdadeiros mentores desse escândalo estão livres, viajando o mundo inteiro e fazendo palestras sobre como ter o voto de famintos criando o bolsa esmola.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Resposta
Em resposta à carta da leitora Solange Ferreira dos Santos (UPA Perimetral, dia 12), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o sogro da leitora foi transferido da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro para o CHM (Centro Hospitalar Municipal) na mesma data, onde foi realizado o exame de tomografia e ele permaneceu internado para dar continuidade ao tratamento. Quanto à questão da transferência para o Hospital Estadual Mário Covas, informamos que as vagas são reguladas pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, mediante solicitação médica. Sobre a reclamação de que não havia equipamento para fazer aspiração na UPA Centro, a administração informa que os aspiradores estão em processo de compra.
Prefeitura de Santo André

Josés
Achei risíveis aqueles desavisados que criticaram indignadamente a decisão do Supremo Tribunal Federal por ter condenado José Dirceu e José Genoino no processo criminal do Mensalão pelo crime de corrupção ativa. Concordo que defendam Dirceu e Genoino, mas não se pode distorcer a realidade histórica. No regime militar os dois não lutaram por democracia coisa nenhuma! Cada um por seu lado, queriam sim outro tipo de regime, tão nefasto quanto o da época, e, tanto como agora, era o poder pelo poder custe o que custar! Genoino entrou para a luta armada porque quis. Dirceu, clandestino, preferiu Fidel Castro, o carrasco cubano, aquele que ordenou a execução de 20 mil cubanos inocentes. Quanto às Diretas Já!, sem espaço para suas ideologias, entraram com tudo no movimento. Chegando ao poder, implantaram a ditadura do dinheiro, da corrupção, do Mensalão, com intenção de se perpetuarem no poder. Nem o passado e muito menos o presente deles são dignos de exaltação, tanto que a mais alta corte, por meio da maioria dos seus ministros, os condenou.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Lula
Luiz Inácio Lula da Silva disse que só fala após o fim do caso Mensalão. Ele daría excelente exemplo se, ao fim do julgamento, deixasse claro aos brasileiros que ele deveria estar preso, pois foi o maior articulador do plano. Seria um gesto de grandeza e solidariedade.
Izabel Avallone
Capital

Mensalão – 1
Piada de salão? Ri melhor quem ri por último? É uma no cravo e outra na ferradura. Bota para gelar novamente o champanhe e a cerveja. Ainda não foi desta vez que pudemos testemunhar a justiça sendo cumprida.
Luiz Nusbaum
Capital

Mensalão – 2
É característica do dissimulado querer parecer com aquele que ele quer enganar. São os valores que aproximam e que afastam as pessoas, por isso tem gente sozinha no mundo e tanta gente vazia com enorme popularidade.
Daniel de Melo Costa
Brasília (DF)

Goulart
Para ajudar a Comissão da Verdade nesta empreitada de exumação do corpo do ex-presidente João Goulart – para mais uma vez verificar se foi envenenado, fato delatado por agente uruguaio –, foi contratada equipe que tem como chefe um cubano, portanto, bastante isenta, competente e confiável. Gostaria de lembrar aos leitores que em sua última viagen ao México, como presidente, Goulart foi direto para o hospital do coração mexicano, pois era cardíaco, gostava demasiadamente de churrascada bastante engordurada. Era bom garfo, conforme notícias veiculadas naquela época. Quem depôs Jango, como era conhecido, foi a vontade popular. Não mudemos a história, temos muitos canalhas no governo aproveitando esses momentos para se mostrar como heróis. Dá pena vê-los com os olhos cheios de lágrimas neste ato de exumação.
Júlio José de Melo
Sete Lagoas (MG)
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;