Política Titulo Mauá
Paulo Suares é cotado para assumir Finanças

Presidente da Câmara ocupou cargo entre 2011 e 2012 e será convidado oficialmente nessa semana

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
14/11/2013 | 07:29
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Mauá, Paulo Suares (PT), é cotado para assumir o comando da Secretaria de Finanças. O petista ocupou o cargo entre 2011 e 2012, na gestão do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) e seu desempenho na liderança motivou o novo convite.

O chefe do Executivo mauaense, Donisete Braga (PT), convidará oficialmente o correligionário nessa semana. Por enquanto, interlocutores do governo fizeram a sondagem e o vereador se mostrou disposto a ouvir a proposta, mas não deu sinais se irá aceitar ou não.

Suares é o primeiro nome citado após a saída de José Roberto Silva da secretaria, na semana passada. A chefe de gabinete do prefeito, Ruzibel Sena de Carvalho, está no departamento de forma interina.

O presidente do Legislativo afirmou que ainda não foi convidado por Donisete para a substituição. “Oficialmente eu não fui procurado pelo governo. Estou tranquilo”, desconversou o parlamentar.

O vereador seria a aposta da administração, que não tem quadros para substituir Silva. Suares tem experiência na área financeira – é empresário no ramo de contabilidade – e já trabalhou como secretário, portanto, tem conhecimento da estrutura da máquina pública.

O principal desafio do próximo titular será destravar a renegociação da dívida bilionária da cidade com a Caixa Econômica Federal e o Tesouro Nacional. O acordo deveria ter sido assinado em agosto, mas até agora não houve avanço.

Fontes ouvidas pelo Diário garantem que são grandes as chances de Suares recusar o convite, principalmente pelo compromisso firmado em gerenciar a Câmara até dezembro de 2014.

Por outro lado, a substituição na presidência não seria ruim para o Paço, pois agradaria o PSB, um dos principais aliados. O vereador Ivan (PSB) ficaria um ano à frente do Legislativo, o que fortaleceria o partido.

Além disso, o PT não perderia espaço na Câmara com a saída de Suares. O suplente do petista é o secretário de Relações Institucionais, Rômulo Fernandes (PT), que renunciaria ao chamado abrindo espaço para Dario Duarte Coelho (PT).

Na administração passada, Dario também ocupou a cadeira de Suares, quando ele foi alçado para a Pasta de Finanças.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;