Setecidades Titulo Jardim Nazareth
Médica cubana recebe apoio da população no Jardim Nazareth

Ylsia Quevedo pretende trabalhar na prevenção de doenças na unidade de Saúde do bairro

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


“Com licença, vim dar as boas-vindas à médica. É um prazer recebê-la aqui”. Foi com essa frase que o aposentado Amaro de Paula, 71 anos, recepcionou a cubana Ylsia Maria Simpson Quevedo, 40, em seu primeiro dia de trabalho na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nazareth, em São Bernardo, na tarde de ontem. A profissional está entre os sete cubanos que atuarão na cidade por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Assim como o seo Amaro, paciente há 25 anos, outros moradores estavam curiosos para conhecer a médica. Pelos corredores da UBS, que atende região carente e populosa da cidade, o comentário era um só – a chegada da Doutora Ylsia. “Temos que dar apoio para essas pessoas que vêm de outros países e querem trabalhar”, ressalta seo Amaro.

A unidade do Jardim Nazareth atende, em média, 475 pessoas por dia. O público é variado, formado por idosos, crianças, adolescentes, hipertensos e diabéticos. A UBS passou a ter três equipes do Programa Saúde da Família completas – cada uma é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes de Saúde e responde pelo atendimento de 8.000 pessoas. “Escolhi essa unidade porque tem muitos adolescentes e problemas com drogas. Gosto dessa área e acredito na Saúde preventiva”, destaca Ylsia.

Com 16 anos de experiência em Saúde primária, a médica cubana destaca ter trabalhado por cinco anos na Vanezuela. Por aqui, com mais estrutura e equipe, a profissional acredita que o principal desafio seja incentivar a população a mudar os hábitos. “É importante conscientizar sobre alimentação saudável, problemas causados pelo consumo de drogas e a importância do planejamento familiar”, enumera.

No caso do mecânico de manutenção aposentado Luiz Carlos Donato, 59, a consulta foi finalizada com uma recomendação. “Ela me disse que preciso emagrecer. Me indicou caminhada”, diz o morador do bairro e paciente há mais de 20 anos. Apesar de ter plano de saúde particular, ele prefere se consultar com os médicos da UBS para cuidar do histórico de hipertensão.

Os demais médicos cubanos da cidade estão alocados nas UBSs do Jardim Represa, Vila União, Finco, Vila Marchi, Vila São Pedro e Orquídeas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;