Cultura & Lazer Titulo SPFW 3
Pedro Lourenço cria inverno tecnológico na SPFW
31/10/2013 | 14:50
Compartilhar notícia


No teatro da FAAP, Pedro Lourenço apresentou na manhã desta quinta-feira, 31, uma coleção de inverno sofisticada, em um trabalho minucioso e delicado de recortes tecnológicos, misturado com as técnicas da alta costura. Essa mistura, aliás, é a proposta do jovem estilista para reinventar a moda, que, segundo ele, está estagnada. "Minha vontade hoje é aprimorar o interesse em uma alta costura tecnológica porque estamos em um momento estagnado na moda, então precisamos encontrar novas maneiras de se comunicar, e de executar o produto. A alta costura tecnológica seria a junção do passado com o futuro. Todos os produtos da coleção passam por processos tecnológicos. O molde é feito no computador, mas são executadas em formato de alta costura."

Pedro trouxe para o palco do teatro uma Carmen Miranda desconstruída, abstrata com elementos característicos da artista, como o abacaxi. Essa peça composta por top cropped e saia lápis traz a fruta toda cortada a laiser. A coroa enfeita a saia, o corpo da fruta, o busto. Assim, Carmen Miranda vai aparecendo em pequenos recortes e detalhes da coleção do estilista que também faz muitas referências ao estilo tropical. "A ideia era trazer Carmen Miranda pra hoje, então temos alguns looks que ela trabalhou como o da baiana e trabalhar esses artifícios para fazer a silhueta longa, então tem bastante referência aos anos 40", contou o estilista à reportagem.

A cartela de cor é nude, preto, branco e prata e os pontos de luz aparecem com o verde, roxo, vinho e laranja, cores do universo tropical e estão presentes em basques, um peplum colocado na frente das saias lápis. Esse estilo de saia, aliás, é uma das apostas do estilista para o inverno, assim como a calça em cintura alta. As duas peças foram usadas junto a croppeds de manga longa.

Elementos como a pena, que aparecem nos brincos, o pau brasil e também a borboleta que remetem ao universo de Carmen Miranda também recebem cortes a laiser, se transformam em uma arte abstrata nas peças e são usados com shapes da década de 1960.

Participação

Nessa temporada, Pedro retorna ao line up da São Paulo Fashion Week, mas deixa claro que é apenas uma participação. "Eu quero estar sempre em contato com o Brasil, mas também não quero essa responsabilidade. Pode ser que temporada que vem eu não esteja aqui", revelou o estilista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;