Política Titulo CADÊ O POVO?
Marinho participa de comício vazio

Em visita a bairro contaminado, prefeito disse trabalha por final feliz

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
26/07/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), encerrou a agenda de campanha ontem de forma bucólica. O que era para ser um comício no Jardim das Oliveiras foi na verdade um ato de apoio ao vereador e líder do PT na Câmara, Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete (PT).

O bairro é reduto do parlamentar. "Não é um comício que a coordenação majoritária esteja organizando, é um minicomício de apoio ao vereador e viemos prestigiar", declarou o prefeito. A atividade foi divulgada pela assessoria do chefe do Executivo.

Segundo Marinho, ainda não há previsão da realização de comícios na cidade. A expectativa fica por conta da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no palanque de seu afilhado político.

Ao lado do vice Frank Aguiar (PTB), Marinho discursou rapidamente para cerca de 100 pessoas. O bairro já abrigou lixão de resíduos industriais no início da década de 1990 e, segundo relatório da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), o solo e águas subterrâneas do local estão contaminados com cobre, chumbo, zinco e níquel e compostos orgânicos.

Com cerca de 12 mil habitantes, o Jardim das Oliveiras começou a ser habitado a partir de 1990, mas os moradores não podem construir ou ampliar as casas por medida de segurança.

Marinho disse que está monitorando o local e tomando as providências para não prejudicar as famílias. "Estamos trabalhando para ter um final feliz. Fizemos esse trabalho de orientar os moradores para evitar novas construções e, a partir disso, seguir com as ações no Judiciário", relatou o prefeito.

Desde que foi constatada a contaminação no solo, os moradores vivem com o medo e a incerteza de ter de deixar suas residências.

Marinho disse que aguarda um novo laudo da Cetesb, para descontaminar o local sem a necessidade de remoção dos moradores.

"As pessoas têm o direito de ter suas moradias. Com o aval da Cetesb, vamos atender às exigências do Judiciário", garantiu o petista.

 

MELHORIAS

Durante o discurso, o chefe do Executivo disse que quando o imbróglio envolvendo o bairro for resolvido serão tomadas medidas de urbanização, como a instalação de sistema de esgoto e pavimentação das ruas.

Novamente Marinho evitou usar a palavra ‘promessa', adotando ‘compromisso' com os moradores do bairro.

Após discursar sobre a situação do bairro, o chefe do Executivo criticou as administrações passadas, relatando os problemas que encontrou ao assumir o Paço, em 1° de janeiro de 2009.

"A cidade estava parada, sem ousadia, planos ou indicadores. Como podiam administrar a cidade sem memória e sem planejamento?", criticou o petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;