Política Titulo Baixa participação
Medo de esvaziamento ainda ronda PED

Petistas de S.Bernardo temem falta de quórum para pleito interno em 10 de novembro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
07/10/2013 | 07:19
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A pouco mais de um mês para o PED (Processo de Eleição Direta), que definirá o próximo presidente do PT de São Bernardo, a possibilidade de esvaziamento do pleito interno ainda preocupa líderes da sigla na cidade. Temendo falta de quórum, será intensificado nas próximas semanas o trabalho de convocação dos militantes para votar nas chapas que disputarão a direção do PT, em 10 de novembro.

De acordo com o regulamento do PED, o quórum para validade da eleição em nível municipal é de 25% de filiados votantes na última disputa em 2009, que reelegeu o atual comandante do partido, Wanderley Salatiel. Na ocasião, 4.387 petistas compareceram à votação.

Ou seja, para que o PED deste ano tenha validade, é preciso que pelo menos 1.096 dos filiados votem. O diretório são-bernardense conta com 3.643 habilitados a escolherem entre os postulantes Brás Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho e Luiz Silvério, ambos da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), além de Juliana Rocha, do segmento AE (Articulação de Esquerda).

Atual dirigente do diretório petista, Salatiel não acredita na baixa participação de petistas na eleição. “Isso é balela, não vai acontecer. Nessa altura do campeonato começam a especular muita coisa”, argumentou ele.

Apesar do otimismo de Salatiel, a baixa participação nas três plenárias para os militantes que se filiaram até 30 de outubro do ano passado – que era requisito para habilitar os votantes – deixou a direção do partido apreensiva. Dos 1.500 novos militantes da sigla registrados no período, apenas 500 compareceram.

Como alternativa, a direção nacional do PT determinou que as plenárias não eram mais obrigatórias, bastando apenas para os petistas pagarem a contribuição partidária até 30 de agosto.

Até mesmo Luiz Marinho interveio para evitar o esvaziamento do PED. Em julho, ele convocou reunião com os petistas que trabalham na administração municipal, cobrando a participação no processo. Aproximadamente 200 filiados ao PT atuam por livre provimento na Prefeitura e na Câmara.

Mandatário critica alteração nos debates

Exercendo os últimos meses no comando do PT de São Bernardo, Wanderley Salatiel criticou a postura da comissão eleitoral do partido para o PED (Processo de Eleição Direta), que alterou a quantidade de debates entre os candidatos à sua sucessão no diretório.

A princípio, seriam realizadas cinco plenárias. Mas, após os debates no Jardim do Lago e no Ferrazópolis, a comissão resolveu realizar apenas mais um encontro, dia 26, na sede do partido.

“Não aceitar o debate é estranho, até porque o mesmo grupo que definiu os cinco debates agora mudou de ideia. Dessa forma, até parece que houve algum tipo de manobra”, criticou Salatiel.

O mandatário seria o responsável pela comissão eleitoral do PED, mas em reunião realizada na semana passada foi destituído do posto e substituído pelo vereador José Luiz Ferrarezi.

A mudança expôs a fissura pela qual passa o partido nos momentos que antecedem a disputa interna. O secretário de Governo, José Albino de Melo, que tem sido o principal articulador da candidatura de Brás Marinho, irmão do prefeito Luiz Marinho, tem interferido nas ações preparatórias da votação. Ele atuou na articulação que mudou o comando da comissão eleitoral e tem cobrado aliados para que apoiem a chapa de Brás na disputa interna.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;