Política Titulo Com Palestina
Prefeitura fomenta projeto de cidade-irmã com município da Palestina

Programa visa cooperação mútua, com foco nas relações comerciais e culturais

Marcel Machiniski
Do Diário do Grande ABC
07/10/2013 | 07:46
Compartilhar notícia


O Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura de Santo André, em conjunto com alunos e ex-alunos de Relações Internacionais da FSA (Fundação Santo André), está preparando projeto de “irmanamento” com a cidade de Rammallah, na Palestina.

O programa cidades-irmãs visa a cooperação mútua, com foco principalmente o desenvolvimento de relações comerciais e culturais. No caso da cidade palestina, a previsão é dar forte apoio internacional à causa Palestina. Além disso, pode ser uma porta de entrada ao mundo árabe, pujante economicamente e culturalmente, podendo render bons frutos à cidade em futuro próximo.

Os alunos e ex-alunos da FSA que ajudam no projeto fazem parte do Nelam (Núcleo de Estudos Latino-americanos), coordenado pelo professor Marcelo Buzetto. O grupo criado em 2005 tem como objetivo a integração entre os povos da América Latina e de outros países.

Para fomentar o projeto, que ainda deve passar pela Câmara, será realizado nos meses de outubro e novembro eventos para aproximar a comunidade e as autoridades políticas andreenses sobre a cidade palestina.

No fim de outubro, acontecerá um minicurso na FSA sobre a Palestina. Em novembro deve ocorrer uma semana em prol da Palestina, com ciclo de filmes e palestras. No dia 29 do mês que vem – Dia Internacional em Solidariedade à Palestina, conforme resolução 181 da ONU (Organização das Nações Unidas) – será realizado um grande ato no prédio da Prefeitura.

O diretor de Relações Internacionais do Paço, Wagner Rodrigues Fernandes, estuda junto aos alunos e ex-alunos da faculdade criar novas possibilidades de “irmanamento” com outras cidades do mundo, sobretudo da América Latina.

Ultimamente são cidades irmãs de Santo André Takasaki (Japão), Sesto San Giovanni (Itália), São Nicolau (Cabo Verde), Nueva San Salvador (El Salvador) e Braga e Vouzela (ambas em Portugal).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;