Economia Titulo Dia das Crianças
Comércio prevê
alta de 15%
nas vendas
Yara Ferraz
Especial para o Diário
06/10/2013 | 07:12
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Nario Barbosa/DGABC


O comércio do Grande ABC está otimista em relação ao Dia das Crianças. A expectativa é de que o número de vendas relacionadas à data aumente em até 15% sobre igual período de 2012, como estimam o Grand Plaza Shopping, de Santo André, e o Mauá Plaza Shopping.

No caso dos shoppings, a expectativa é de que o fluxo de pessoas tenha expansão de até 18% nos próximos dias.

A data comemorativa é a quarta melhor para o comércio, atrás, pela ordem, do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Conforme estimativa do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, o potencial de consumo é de R$ 51 milhões na região, alta anual de 6%, já deflacionada.

Para a gerente de marketing do Park Shopping São Caetano, Renata Belardinucci, o incremento nas comercializações atingirá 10% sobre o mesmo período do ano passado. No Shopping Praça da Moça, em Diadema, a projeção é de 12%. O Shopping Metrópole informou, por nota, que não estima o resultado porque sua controladora, Sonae Sierra Brasil, tem ações em Bolsa de Valores.

O supervisor de vendas do Shoppinho Santo André, Regis Villar, também prevê bons resultados. “Pais e filhos encontram conforto no shopping. Aqui dentro, você tem várias opções de lazer e diversas lojas diferentes para escolher o presente. Nossa expectativa é de que as vendas aumentem em 5%.”

COMÉRCIO

As lojas de rua têm consenso em relação à expectativa de alta nas vendas. E as vitrines já estão preparadas para a data.

Em Santo André, a Lojão do Brás tem previsão de aumento de 5%. A Miamor colocou os principais lançamentos de brinquedos na fachada. Segundo a gerente, Simony Miada, como o fluxo de pessoas aumenta muito, a loja foi reestruturada, com os produtos temáticos em destaque.

A auxiliar de limpeza Mariana de Melo já estava comprando o presente para seu filho de 4 anos, um carrinho do personagem Relâmpago Mcqueen, da Disney, e observou que os preços estavam mais altos. “Eu tinha visto este mesmo carrinho no começo do mês passado por R$ 30. Agora, estou comprando por R$ 47”, lamentou. No entanto, ela ficou satisfeita por ter encontrado o produto que o pequeno desejava.

Empresas usam personagens e sorteios para elevar atração

Além da diversidade de lojas, os shoppings oferecem promoções e atividades especiais para o Dia das Crianças. No dia 12, o Shopping Metrópole, em São Bernardo, vai oferecer encontro com os personagens Júlio e a galinha Lilica, do programa infantil Cocoricó. No Shopping Praça da Moça, em Diadema, haverá sorteio de três minicarros automáticos para os pequenos.

O Mauá Plaza Shopping colocará à disposição dos consumidores oficina de brincadeiras e feira de venda de livros infantis. No Park Shopping São Caetano, as crianças vão se divertir com os personagens do desenho Aviões, da Disney.

No Shoppinho, brinquedos como o pula-pula serão montados para as crianças, no dia 12, enquanto os pais podem fazer as compras. Já os frequentadores do Grand Plaza Shopping poderão entrar no mundo do filme Os Smurfs 2.

Atenção na hora de comprar os brinquedos é fundamental

Os pais devem seguir algumas especificações para que as compras sejam feitas de forma mais segura. De acordo com a Proteste – Associação de Consumidores, é importante que eles prestem atenção na faixa etária a que o brinquedo é destinado.

Outras observações são a identificação do fabricante, selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e o de um órgão credenciado para testar a qualidade do produto, como o IQB (Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação) ou o Falcão Bauer.

É importante também que a criança manuseie o brinquedo antes da compra e veja se é seguro. Se o brinquedo não estiver dentro das especificações, ele não deve ser comprado para evitar defeitos e falhas.




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