Política Titulo Diálogo
Canuto é eleito coordenador regional para reerguer PSDB

Antes favorito, Admir Ferro declinou da proposta de encabeçar grupo do tucanato

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/10/2013 | 07:25
Compartilhar notícia


O ex-presidente do diretório de Mauá Márcio Canuto foi eleito ontem coordenador regional do PSDB. Por consenso, o dirigente mauaense conseguiu apoio para a escolha de seu nome e terá, a partir de hoje, o desafio de reerguer o partido, enfraquecido pelos últimos processos eleitorais e com série de rachas internos. No Grande ABC, atualmente, o tucanato comanda apenas a Prefeitura de Rio Grande da Serra – com Gabriel Maranhão –, o Paço de menor expressão no âmbito das sete cidades.

Nos bastidores, Canuto arregimentou adesão e foi alçado ao posto após articulação do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) com a cúpula de cada diretório municipal.

Embora favorito para assumir a principal cadeira, como antecipado pelo Diário, o ex-vereador Admir Ferro desistiu da proposta de encabeçar o grupo, abrindo mão do posto para se dedicar à implementação do Poupatempo de serviços – ele é diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pelo gerenciamento do sistema. “Declinei. Não vou assumir porque não tem como cumprir bem as duas responsabilidades. Faria mal às duas.”

Diante do projeto de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o Estado tem plano de expansão para entrega de 35 unidades do Poupatempo até o fim de 2014. Hoje, são 32 postos em funcionamento. “Não dá para dar conta”, disse Admir.

Ricardo Torres, presidente do diretório do PSDB andreense, não pleiteou a coordenação, pois tinha acordo exclusivo com Admir Ferro.

Colegiado representado ontem por 16 tucanos referendou a nova coordenadoria. “Tenho bom relacionamento com os demais diretórios. Quando presidente, fazia ponte de interlocuções. Acredito que isso me credenciou para alcançar (essa aclamação), pois todos concordaram”, disse Canuto.

Ele atuará ao lado do secretário-geral eleito Luiz Antônio de Carvalho, de São Caetano, e outros 19 tucanos, compondo espaço cativo também por mandatários de diretórios, deputados, vereadores e prefeito.

Canuto sinalizou que a principal estratégia será o diálogo na tentativa de “fazer ressurgir o PSDB na região e aparar as arestas internas”. “Vamos manter conversas constantes com os presidentes municipais, deputados e vereadores. Articular união e fortalecimento do partido. Assim vejo que podemos ocupar o verdadeiro espaço, além de buscar uma votação expressiva ao governador.”

A coordenação estava sem direção desde a saída do deputado federal William Dib, em junho de 2012. Diante de problemas não revelados, ele deixou o posto após a tarefa de articulação para o páreo do ano passado. O resultado eleitoral do tucanato foi considerado pífio há um ano. Desde o afastamento do parlamentar, nenhuma convocação foi realizada para uma nova eleição.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;