Claúdio Conz Titulo
Gestão no setor da construção civil

Um dos maiores gargalos do setor da construção civil é a falta de profissionais qualificados
, desde chão de obra até cargos de gestão.

Cláudio Conz
03/10/2013 | 07:28
Compartilhar notícia


Como já comentei neste espaço anteriormente, um dos maiores gargalos do setor da construção civil é a falta de profissionais qualificados. Digo isso em todos os níveis, desde chão de obra até cargos de gestão. Temos nos esforçado muito para preencher esta lacuna e colaborar para melhorar o varejo do setor. Agora, em outubro, estamos dando início a mais uma turma do curso de MBA da Universidade Corporativa Anamaco, na Barra Funda, em São Paulo.

Pensando na formação e na qualificação dos profissionais do segmento de material de construção, a Anamaco fundou, ainda em 2003, a Universidade Corporativa Anamaco. Os cursos são ministrados na sede da Loja Escola do Varejo da Anamaco, na Barra Funda, em São Paulo.

Com a experiência adquirida, decidimos apostar em uma sede própria, que pudesse ter um ambiente mais parecido com o que os nossos alunos atuavam. E aí tivemos a ideia de unir o projeto Universidade Anamaco ao projeto Loja Escola. A junção aconteceu em março de 2009 quando, em parceria com a Faculdade América do Sul, foi lançado o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica para o Segmento de Material de Construção. As aulas passaram a ser ministradas na sede da Loja Escola, que era o local ideal para reunir a teoria e a prática em um só ambiente.

Nosso objetivo é reunir tanto os profissionais da indústria quanto os do varejo, proporcionando também a troca de experiências fora das rotinas comerciais do dia a dia e potencializando o aprendizado em sala de aula, com professores de alto nível que lecionam na FGV, no ITA e na ESPM. Há um novo perfil do profissional do segmento de material de construção e, nele, a educação, a direção e a gerência de uma empresa desempenham papel de suma importância, ficando sob responsabilidade desses profissionais o processo organizacional, envolvendo atividades de mobilização, liderança, motivação, comunicação e coordenação.

Atualmente, é importante que todos os envolvidos no processo empresarial tenham competência profissional para responder aos diversos desafios colocados em cada profissão. Frente a este novo perfil, que é exigido também do profissional do segmento de material de construção, a administração de uma empresa desempenha papel de grande importância. Estes funcionários precisam reconhecer que seu trabalho está a serviço das pessoas e da organização, e para conseguir enfrentar os desafios de seu ambiente de trabalho é necessário um conhecimento especifico. Só assim é possível coordenar o trabalho em equipe.

Visto que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, o conhecimento passa a ser o maior diferencial do trabalhador. Queremos trazer essa informação, de modo a capacitar ainda mais os profissionais do mercado de material de construção, atualizando e melhorando o funcionamento das empresas e aumentando a qualidade do serviço prestado.

Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar conhecimentos e avançar sobremaneira na visão e na gestão do seu negócio. Invista sempre em seu autodesenvolvimento. Fica aqui a minha dica!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;